No Brasil ainda são poucas as escolas que ensinam educação financeira, algo que já deveria ocorrer desde 2020, conforme instrução do MEC, Ministério da Educação e Cultura.
Como não temos este hábito desde pequeno, pois não nos fora ensinado a educação financeira desde cedo e, como consequência, de acordo com pesquisa da XP Investimentos feita em 2020, a maior corretora do Brasil, temos os resultados a seguir:
- 47% das pessoas que responderam à pesquisa se sentem inseguros ao lidar com informações financeiras
- 39% se sentem inseguros ao lidar com números
- 23% sentem tremedeira, palpitação e sudorese excessiva ao ter que lidar com números
- 46% têm ansiedade em relação à sua situação financeira
- 29% dizem ter dificuldade para dormir preocupados com as finanças pessoais
Dentre vários outros dados!
Por isso é muito importante começarmos a ensinar para os nossos filhos a educação financeira. Então, hoje, vamos falar de um tema precioso da educação financeira e como ensinar a seu filho.
E a educação financeira está intimamente ligada ao empreendedorismo!
O mundo ainda sente os reflexos da pandemia e grande parte dos governos tiveram que intervir para aquecer a economia e desde 2022 estão tendo que controlar a inflação.
Nos jornais só se fala nisso: controlar a inflação! E os bancos centrais têm que intervir para controlar a inflação.
E não é que o meu filho de 10 anos me perguntou: pai, o que é inflação?
E é isso sobre isso que vamos falar hoje: como explicar a inflação a seu filho! Esse é um tema das nossas aulas de educação financeira que ensinamos de uma forma lúdica e apropriada às idades.
Explique a seu filho que a inflação é um termo da economia usado para designar o aumento generalizado de preços de bens e serviços sem aumentar a renda da população na mesma proporção ou momento. Com isso, a inflação representa o aumento do custo de vida e a consequente redução no poder de compra da real.
Complicado?
Então resume: os preços ficam mais caros e o que você recebe de salário ou de mesada não aumenta na mesma proporção.
Mas a melhor maneira de aprender é na prática, não é mesmo? Então vamos às dicas de como ele pode aprender a inflação na prática?
Primeira dica
Dê uma nota de 10 reais a seu filho e peça para ele ir ao sacolão e comprar o que ele quiser com os 10 reais, mas tem que gastar tudo em coisas do sacolão. Peça para ele anotar o que comprou direitinho. Por exemplo: um pacote de biscoito e um picolé. Daqui a uma semana, dê os mesmos 10 reais para ele comprar os mesmos produtos. E, assim, sucessivamente, dê os mesmos 10 reais até que chegará uma semana em que ele não conseguirá mais comprar os mesmos produtos, porque o preço aumentou. Assim que ele sinalizar que não consegue mais comprar os mesmos produtos, aproveite a hora para explicar sobre a perda do poder de compra, pois os 10 reais não dão para comprar mais a mesma coisa de antes. E, assim, ele aprenderá na prática o que é a inflação e a perda do poder de compra.
Segunda dica
A inflação afeta até o seu filho diretamente, pois se você tem o costume de incentivá-lo para que ele faça uma poupança e possa adquirir algo que ele queira muito, por exemplo, uma bola, um skate ou uma bicicleta, é bem provável que ele perceba o aumento dos preços destes produtos nos próximos meses.
Terceira dica
Peça para ele escolher três produtos que ele goste e escolha um site específico de e-commerce, por exemplo, o da Amazon, para que ele monitore os preços destes produtos semanalmente e, assim que tiver um aumento de preço, ele informe a você.
Quarta dica
Se o seu filho pega ônibus, é bem provável que nesta onda do aumento do combustível que o preço da passagem vá aumentar. Ou você terá que aumentar o valor a ser carregado no cartão da passagem ou, se você dá o dinheiro a ele, o valor terá que ser maior. Aproveite este momento e explique que o valor da passagem aumentou e que por isso você está tendo que aumentar o valor.
Quinta dica
Se você dá uma semanada para o seu filho comprar um lanche por semana na cantina da escola, peça para ele acompanhar o preço do que ele compra sempre e verificar o aumento dos preços. Assim que ele sinalizar o aumento do preço sem você aumentar a semanada, aproveite a hora para explicar sobre a perda do poder de compra, pois o dinheiro que ele recebe da semanada não dá para comprar mais a mesma coisa de antes. E, assim, ele aprenderá na prática o que é a inflação.
É isso que fazemos com os nossos alunos, ensinamos a educação financeira, principalmente sobre temas do dia a dia deles e que afetam a economia doméstica, de uma forma lúdica e apropriada às idades, preparando-os para se tornarem adultos que sabem gerir as finanças! Agende uma aula experimental gratuita para conhecer mais.
Obrigado e até o próximo encontro!
Evandro Conti
Eu S/A Escola de Empreendedorismo