Nosso curso na Escola de Empreendedorismo se baseia em uma metodologia ativa, onde o aluno se torna protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Dialogando com diversas áreas do saber, o curso de empreendedorismo tem como base os 4 pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.
Todo o material desenvolvido é fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo emitido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), usado para promover aprimoramentos na educação nacional, incluindo a educação financeira.
Na BNCC, editada em 2018, foram incluídas 6 competências socioemocionais: Comunicação; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e Responsabilidade e cidadania. Todas essas competências estão diretamente relacionadas às soft skills e serão abordadas de forma integral dentro do curso de empreendedorismo na Escola de Empreendedorismo.
Introdução ao Mundo Empresarial
Para os alunos entre 7 e 16 anos vamos trabalhar com a Introdução ao Mundo Empresarial, onde os mesmos aprenderão noções básicas de um empreendimento, vivenciando a prática de uma empresa de forma geral, pensando de forma crítica e desenvolvendo habilidades que vão auxiliá-lo em sua vida adulta. Desta forma, trabalharemos o planejamento estratégico, marketing e vendas, finanças, produtos e serviços, gestão de pessoas e negociação.
Aspectos Socioemocionais
Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções, exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos; autonomia, resiliência; tomadas de decisões; trabalho em equipe; respeito ao outro; disciplina; concentração; planejamento
Sustentabilidade
Neste âmbito de conhecimento, nos referimos não somente à sustentabilidade emrelação ao meio ambiente, como é o mais comum, mas quando pensamos em um projeto, seja ele qualquer, temos que desenvolvê-lo como um todo, pensando no bem-estar dos colaboradores deste projeto, nos prestadores de serviços, nos fornecedores, na cadeia de produção dos fornecedores, na cadeia de produção do próprio projeto e até no governo, através dos pagamentos de impostos que revertem para a população. Este é o conceito ESG – Meio ambiente, Social e Governança.
Ed. Financeira
Nosso conteúdo da educação financeira: o poupar, como podemos guardar dinheiro pensando no futuro, orçamento, planejamento financeiro, psicologia financeira, definição de metas, entender o valor do dinheiro, a gestão do dinheiro que deve envolver escolhas, a importância da doação, a lei da oferta e demanda dentre vários outros. Estes são alguns dos conteúdos da educação financeira que levamos aos alunos, relacionando às questões cotidianas deles. Também fazemos a interdisciplinaridade da educação financeira comoutras matérias como a matemática, por exemplo.
Expressão e comunicação
Neste eixo de conteúdo nos referimos a como o aluno pode expressar as suas ideias, os seus argumentos e contra-argumentos. São algumas de nossas atividades: exploração da criatividade, contar histórias, colagens, pinturas, técnicas de oratória, storytelling e vendas, pois todos nós vendemos o tempo todo! Vendemos uma ideia ao parceiro(a), aos filhos, para o colega e para o líder no trabalho, como exemplo. Os filhos vendem ideias para os amigos quando querem jogar determinado jogo. Vendas é uma das profissões mais antigas e muito importante para a vida!
Como Funciona
Trabalharemos os comportamentos, atitudes, habilidades e competências através de atividades conceituais e práticas, dentro e fora de sala, em grupos, com uma aula semanal de 50 minutos para alunos com idade entre 4 a 6 anos e 1h30 para os de 7 a 16. O aluno pode entrar a qualquer momento, pois o conteúdo é específico de cada aula. Temos 4 pilares básicos que serão trabalhados conforme as idades das crianças e jovens, com uma linguagem apropriada a cada faixa etária.
TURMAS
Todas as turmas são divididas por faixa etária:
Aulas de segunda a sexta-feira.
7 a 9 anos
10 a 12 anos
13 a 16 anos