Atitudes empreendedoras dos pais que podem influenciar o desenvolvimento humano dos filhos.

Você sabia que seu filho se inspira em você?
Sim! Nós, adultos, somos verdadeiros espelhos que refletem comportamentos, habilidades e atitudes em uma criança ou adolescente. Tenho certeza de que vocês, como pais, têm o grande sonho de ver os seus filhos realizando sonhos e obtendo êxito em conquistas familiares e pessoais. Mas, para isso acontecer, é preciso que toda a família se comprometa. E o começo de tudo está no seu comportamento, como pai, mãe ou líder familiar.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para compartilhar com vocês 3 atitudes empreendedoras que podem influenciar no desenvolvimento humano do seu filho.

A COMUNICAÇÃO SEMPRE SERÁ A MELHOR FORMA DE GERAR RELACIONAMENTO

Como está o seu relacionamento com seus amigos, vizinhos e familiares? Vocês têm visto e se comunicado regularmente? Alguns de nossos alunos criaram, por exemplo, formas de se conectar com os amigos da escola, mesmo em tempos de isolamento social. Inclusive, a maioria usava deste momento como motivação para cumprir todas as tarefas propostas em sua rotina diária.

E não só isso! A comunicação precisa ser assertiva. Tenha certeza de que a sua mensagem é clara. Se possível, explique mais de uma vez! Aqui, em nossa escola, os próprios alunos ajudam uns aos outros a aprender o conteúdo da aula e com paciência! Explicou algo para o seu filho? Certifique-se que ele realmente compreendeu o que foi dito. Vocês podem fazer isso pedindo para que ele repita a informação recebida.

O APRENDIZADO NÃO TERMINA NA FACULDADE!

Perguntamos aos alunos quando eles terminariam os estudos. O interessante é que buscamos essa pergunta em um TEDx ministrado por Murilo Gun: “As escolas matam a aprendizagem”*, onde os adultos responderam que terminam os estudos após a graduação/pós-graduação. Adivinhem qual foi a resposta das crianças? Sim! Responderam o mesmo que os adultos: os estudos terminam após a formação escolar.

Isso é um mito! Na verdade, somos seres aprendentes-ensinantes mesmo antes do período escolar. Desde criança aprendemos nomes, cores e símbolos. E mesmo após nossa formação, continuamos aprendendo com o contexto em que vivemos. Aliás, esse é o significado de educar: aprendizado com o contexto. Então, você e seu filho aprendem com a cultura da família, com os jornais, leituras, vídeos e blogs! Apliquem este valor na cultura de vocês: o aprender é contínuo!

O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE SÃO A CHAVE PARA UMA ROTINA DE SUCESSO!

Talvez aqui você esteja pensando: “falar é fácil, o difícil é a prática”. Nós entendemos vocês, e desde já dizemos que rotina e disciplina pertencem a um processo de descobertas. Essas habilidades são adquiridas a longo prazo. Inclusive, é mais desafiador para uma criança ou adolescente desenvolverem senso de responsabilização: na adolescência, por exemplo, um indivíduo possui 80% da mentalidade formada. Sabe quais são os 20% restantes? Responsabilidade e tomada de decisão. Por isso seu filho precisa ver como vocês tomam decisões diárias e como enfrentam os desafios. Deixe que ele faça parte dos movimentos de escolha da família em momentos como: qual passeio vamos fazer? Como vamos economizar esse mês? Qual dia da semana vamos organizar a casa?

Fazendo assim, você ajuda seu filho a entender o papel dele na família como participante das decisões, e gradualmente ele começa a desenvolver uma mentalidade mais resoluta.

Lembrem-se: essas atitudes precisam ser desenvolvidas diariamente e o processo de transformação está no médio/longo-prazo. Não desistam! Inclusive, uma dica bônus: A PERSISTÊNCIA é uma das maiores habilidades que o seu filho irá perceber e refletir em sua própria vida!

Se você deseja aprender mais sobre as atitudes empreendedoras que contribuem para a formação humana do seu filho, agende uma aula experimental conosco!

Kamila Gomes
Empreendedora e Instrutora na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Ensine a seu filho qual é o bem mais valioso!

Ensine a seu filho qual é o bem mais valioso!

Neste texto vamos falar de um tema muito importante e é o que temos de mais valioso. Sabem qual é? Vou dar algumas dicas: Quando ele é mal gasto é desperdiçado para sempre;Você não consegue comprá-lo, depois que passou, passou. Não tem como voltar atrás. Você tem que...

Ensinando psicologia financeira a seu filho

Ensinando psicologia financeira a seu filho

O tema do nosso texto é: Ensinando Psicologia Financeira a seu Filho! Como é que é, Evandro! Psicologia financeira? Mas finança não é uma ciência exata? O que tem a psicologia a ver com finança? Aí é que você se engana! Aquilo que vemos no nosso extrato bancário, as...

Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Qual é o esporte que estimula o espírito empreendedor em seu filho? A resposta é simples: todos! Todos os esportes precisam primeiro da vontade de quem pratica para começar o treino. Treinar não é fácil. É desgastante, mas com disciplina, dedicação e foco você diz não...

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Tenho aprendido muito com os meus filhos, principalmente nos períodos da época de pandemia em que fiquei mais tempo com eles em casa com o lockdown e o home-office. Devido à inocência deles e por não terem preconceitos, podemos aprender, e muito, o espírito...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us