Atitudes empreendedoras dos pais que podem influenciar o desenvolvimento humano dos filhos.

Você sabia que seu filho se inspira em você?
Sim! Nós, adultos, somos verdadeiros espelhos que refletem comportamentos, habilidades e atitudes em uma criança ou adolescente. Tenho certeza de que vocês, como pais, têm o grande sonho de ver os seus filhos realizando sonhos e obtendo êxito em conquistas familiares e pessoais. Mas, para isso acontecer, é preciso que toda a família se comprometa. E o começo de tudo está no seu comportamento, como pai, mãe ou líder familiar.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para compartilhar com vocês 3 atitudes empreendedoras que podem influenciar no desenvolvimento humano do seu filho.

A COMUNICAÇÃO SEMPRE SERÁ A MELHOR FORMA DE GERAR RELACIONAMENTO

Como está o seu relacionamento com seus amigos, vizinhos e familiares? Vocês têm visto e se comunicado regularmente? Alguns de nossos alunos criaram, por exemplo, formas de se conectar com os amigos da escola, mesmo em tempos de isolamento social. Inclusive, a maioria usava deste momento como motivação para cumprir todas as tarefas propostas em sua rotina diária.

E não só isso! A comunicação precisa ser assertiva. Tenha certeza de que a sua mensagem é clara. Se possível, explique mais de uma vez! Aqui, em nossa escola, os próprios alunos ajudam uns aos outros a aprender o conteúdo da aula e com paciência! Explicou algo para o seu filho? Certifique-se que ele realmente compreendeu o que foi dito. Vocês podem fazer isso pedindo para que ele repita a informação recebida.

O APRENDIZADO NÃO TERMINA NA FACULDADE!

Perguntamos aos alunos quando eles terminariam os estudos. O interessante é que buscamos essa pergunta em um TEDx ministrado por Murilo Gun: “As escolas matam a aprendizagem”*, onde os adultos responderam que terminam os estudos após a graduação/pós-graduação. Adivinhem qual foi a resposta das crianças? Sim! Responderam o mesmo que os adultos: os estudos terminam após a formação escolar.

Isso é um mito! Na verdade, somos seres aprendentes-ensinantes mesmo antes do período escolar. Desde criança aprendemos nomes, cores e símbolos. E mesmo após nossa formação, continuamos aprendendo com o contexto em que vivemos. Aliás, esse é o significado de educar: aprendizado com o contexto. Então, você e seu filho aprendem com a cultura da família, com os jornais, leituras, vídeos e blogs! Apliquem este valor na cultura de vocês: o aprender é contínuo!

O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE SÃO A CHAVE PARA UMA ROTINA DE SUCESSO!

Talvez aqui você esteja pensando: “falar é fácil, o difícil é a prática”. Nós entendemos vocês, e desde já dizemos que rotina e disciplina pertencem a um processo de descobertas. Essas habilidades são adquiridas a longo prazo. Inclusive, é mais desafiador para uma criança ou adolescente desenvolverem senso de responsabilização: na adolescência, por exemplo, um indivíduo possui 80% da mentalidade formada. Sabe quais são os 20% restantes? Responsabilidade e tomada de decisão. Por isso seu filho precisa ver como vocês tomam decisões diárias e como enfrentam os desafios. Deixe que ele faça parte dos movimentos de escolha da família em momentos como: qual passeio vamos fazer? Como vamos economizar esse mês? Qual dia da semana vamos organizar a casa?

Fazendo assim, você ajuda seu filho a entender o papel dele na família como participante das decisões, e gradualmente ele começa a desenvolver uma mentalidade mais resoluta.

Lembrem-se: essas atitudes precisam ser desenvolvidas diariamente e o processo de transformação está no médio/longo-prazo. Não desistam! Inclusive, uma dica bônus: A PERSISTÊNCIA é uma das maiores habilidades que o seu filho irá perceber e refletir em sua própria vida!

Se você deseja aprender mais sobre as atitudes empreendedoras que contribuem para a formação humana do seu filho, agende uma aula experimental conosco!

Kamila Gomes
Empreendedora e Instrutora na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na formação da inteligência emocional quanto na da inteligência financeira.  Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo?  Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo...

Meu filho vai abrir a empresa dele?

Meu filho vai abrir a empresa dele?

Como somos uma escola de empreendedorismo para jovens, constantemente recebemos a seguinte pergunta dos pais: “Mas o meu filho vai aprender o empreendedorismo para abrir a empresa dele?” Sabe o que respondemos? Fique conosco até o final e você saberá a resposta! Mas,...

Como ensinar humildade a seu filho!

Como ensinar humildade a seu filho!

No mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na sociedade. Sabem o que é? É a humildade! E...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Você sabe o que é maturidade emocional? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o final e confira!...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us