Como associar as matérias da escola do seu filho ao empreendedorismo!

É muito fácil criticar sem dar soluções para resolver o problema.

Pois é o que vemos com o ensino tradicional nas escolas que há aproximadamente 100 anos é o mesmo. 

Porém, você, pai e mãe, que quer dar um algo a mais para a criação do seu filho, pode ajudá-lo nesta caminhada com as matérias que ele aprende na escola.

Fazendo com que ele comece a pensar além da matemática, do português, da ciência e por aí vai.

Ah, mas é claro que demanda de nós, pais!

Além de ele ver o que é dado na escola, ele poderá ver para quê serve, na prática, o que aprendeu, mas com um outro olhar. Do empreendedorismo, o de uma profissão.

Pai e mãe, qual é a sua profissão?

Você é vendedor?

Ótimo!

Quando o seu filho tiver que apresentar um trabalho na frente da sala, dos colegas, ensine todas as ferramentas que você aprendeu de apresentação e de oratória.

Como deve se postar à frente dos outros, firmeza no olhar, treino prévio na frente do espelho, grave a apresentação dele e depois mostre à ele para ele mesmo perceber em quais pontos ele pode melhorar. Prepare um roteiro da apresentação para servir de orientação. Prepare-o para as perguntas ao final, para ter argumentação, poder de convencimento frente aos argumentos.

E que empreendedor que não precisa vender?!?! O empreendedor tem que vender a sua ideia para o seu sócio, para os futuros colaboradores que integrarão a equipe, para investidores e, principalmente, para os clientes!

Seu filho está aprendendo português e curte as redes sociais ou o youtube? E que filho que não curte? 

Pois é, pegue o Instagram das pessoas que ele curte e mostre à ele que os posts de quem ele curte tem o texto que é chamado de copywriting, ou simplesmente copy no mundo do marketing digital. Que é uma escrita persuasiva de quem está lendo o texto. A base do copy nada mais é do que o bom e velho português. Se ele curte um Youtuber, existe por trás dos vídeos o roteiro que é a base para o que o youtuber vai fazer ou falar, e o português é o alicerce de tudo. Se curte um blog, um filme ou seriado nacional, a base do filme é o roteiro que é em português. 

O seu filho está aprendendo matemática?

Excelente!

Uma boa oportunidade de você mostrar como funciona o extrato bancário com o saldo inicial, as saídas, as entradas e o saldo final. Dessa forma, além de ele aprender as contas básicas da matemática, ele começa a entender que no dia a dia você utiliza a matemática nas finanças do dia a dia. Se você faz a planilha financeira da casa, (se não faz deveria fazer) você pode demonstrá-la para o seu filho explicando como funciona para controlar os gastos da família.

Mas, Evandro, não gosto desta parte financeira! Eu sei, mas essa não tem jeito. Gostando ou não, você tem que saber para controlar o seu salário, as entradas, as despesas (saídas) e saber se o que você recebe dá para pagar as contas e fazer a sua reserva de emergência. E por falar em educação financeira, está entrando nas escolas públicas e privadas de acordo com o MEC. Então se prepare, porque ou o seu filho vai te encher de perguntas ou vai te ensinar.

O seu filho está no ensino médio aprendendo matemática um pouco mais avançada e ele gosta? Experimente apresentá-lo ao mundo da programação? Hoje existem diversas plataformas gratuitas que ensinam programação de graça. Vou citar uma que vale a pena vocês apresentarem a seus filhos que é o site Code.org. Ela está disponível em português, basta escolher o idioma e é patrocinada por grandes empresas, pois a carência de programadores no mundo é gigantesca! Mas o que tem a ver com empreendedorismo? Lembre-se que o Mark Zuckerberg e Bill Gates são programadores e fundaram o Facebook e a Microsoft respectivamente.

O seu filho está aprendendo ciências ou biologia?

Ótimo! Aproveite este período de pandemia que, infelizmente, estamos passando e mostre a ele como a medicina está lidando com este grande desafio. É só você abrir a internet e fazer uma breve pesquisa e verá que existe um monte de informações a respeito. O coronavírus, o que é um vírus, a diferença para uma bactéria, o ciclo de vida, como se dá a transmissão, como se dá a mutação, o seu código genético.

Mas Evandro o que tem a ver ciências ou biologia com empreendedorismo?

Tudo! Pois lembra que a gente sempre fala aqui nos vídeos do canal que empreendedorismo é resolver um problema da sociedade gerando valor à ela, e que este problema se torna o propósito, o sonho do empreendedor?

Pois é, pense quantas pessoas não se envolveram diretamente e indiretamente com a vacina do coronavírus, mas antes elas tiveram que estudar, analisar a fundo o coronavírus, que é o problema, para encontrar as vacinas, que são as soluções.

E ainda existem milhares de startups na área de saúde que são chamadas de Healthtechs que procuram resolver problemas da saúde através da tecnologia. São cirurgias feitas a distância com braços mecânicos e os médicos especialistas em outro lugar do planeta com uma precisão enorme e diagnósticos de exames utilizando a inteligência artificial que agilizam os resultados com alta precisão como exemplos.

E é isso que nós, da Eu S/A Escola de Empreendedorismo fazemos: apoiamos as crianças e os adolescentes a desenvolverem o seu lado empreendedor que levarão para toda a vida! Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho ou filha conhecer!

Evandro Conti 

CEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us