Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na sociedade.

Sabem o que é?

É a humildade!

E todo empreendedor deve ser humilde, inclusive vou dar uma dica de um livro que aborda o tema, mas através de uma outra ótica: “O ego é seu inimigo: como dominar seu pior adversário” do Ryan Holiday.

E a humildade deve ser trabalhada com os filhos desde pequenos!

Hoje vamos dar 6 dicas de como nós, pais e mães, podemos trabalhar a humildade dentro de casa. Fiquem conosco até o final e confiram!

Ser humilde não significa estar em uma posição de inferioridade e muito menos está relacionado ao conceito de pobreza. Ser humilde significa sentir respeito em relação aos outros, não desvalorizar ninguém nem se considerar superior, e, sobretudo, ter uma atitude permanente de aprendizado. A humildade é uma virtude humana que consiste em ser capaz de reconhecer as próprias limitações, entendendo, portanto, que não estamos acima de ninguém.

Ser humilde é aceitar que pode cair e sempre pode levantar. É aprender a perder e a ganhar. É respeitar os que têm mais experiência e ser tolerante com as diferenças. É ter a mente aberta e estar disposto a aprender durante toda a vida.

A psicopedagoga Ângela Cristina Candeo, especialista em desenvolvimento pessoal e familiar, explica que uma pessoa humilde revela a nobreza de seu caráter ao “despojar-se de falsas imagens sobre si mesmo, ser verdadeiro e, de forma consciente, assumir suas limitações reconhecendo que há sempre algo novo a ser aprendido com o outro”.

Ângela salienta que ser humilde ajuda a tornar o indivíduo mais sensível, flexível e resiliente.

As pessoas soberbas e arrogantes gastam a sua energia sentindo-se e tentando parecer superiores ao resto. Isso é incompatível com uma existência harmoniosa e, geralmente, costuma afastar os demais do nosso lado. Pelo contrário, uma pessoa humilde é alguém que todos nós desejamos ter por perto. São indivíduos tolerantes, compassivos e capazes de aprender com os seus erros.

Se você falar de humildade à uma criança, o mais lógico é que ela não entenda. A palavra humildade, que vem do latim, significa ‘reconhecer as limitações de si mesmo’. Ou seja, reconhecer os erros e fraquezas. 

Uma criança humilde crescerá com valores como o respeito, a tolerância, a empatia, ou a solidariedade. Terá mais facilidade para aprender e sem dúvida terá menos problemas nas suas relações sociais. Humildade não é o mesmo que submissão. Uma criança humilde sabe quando deve escutar e quando pode falar. Uma criança submissa terá medo de falar. 

Por isso, você deve desenvolver a humildade em seu filho desde os primeiros anos de vida. Os valores que são estabelecidos na infância costumam permanecer e nos acompanhar durante toda a vida. Portanto, você fornecerá um presente que ele vai aproveitar para sempre.

Então vamos às 6 dicas de como vocês devem trabalhar para que os seus filhos sejam humildes desde cedo.

Dica nº1 – É aquela que sempre falamos: nós, pais e mães somos os exemplos para os filhos.

Seus filhos, para aprenderem um comportamento, não precisam apenas de palavras, eles precisam de ações, isto é, de ver esse comportamento em você, porque você é o melhor exemplo deles. Concentre-se todos os dias no que você faz.

Devemos reconhecer os nossos próprios erros e pedir desculpas quando falharmos. Dessa forma, elas assumirão esse ato como natural e vão incorporá-lo ao seu repertório de comportamentos. Do mesmo modo, devemos lembrá-los de que pedir ajuda é adequado e benéfico.

Ao tratar todos com gentileza e educação, independente da classe social, da etnia, da aparência, da capacidade intelectual, você dará o exemplo para a criança agir da mesma forma.

Dica nº 2 – Ensine que ninguém é o super-homem

Reprovar em um exame ou não passar nos testes de seleção para entrar em um time são momentos nos quais os filhos terão consciência das suas limitações. Devemos conversar sobre a ideia de que ninguém é perfeito, que nem todos são bons nas mesmas coisas e que podemos trabalhar para melhorar. Não devemos nos focar em superar o colega ao lado, mas sim em superar a nós mesmos.

Quando a situação ocorrer inversamente, devemos ajudar a criança a ser compassiva com aqueles que não tenham obtido resultados tão bons quanto ela. Se, em uma partida de futebol, o seu time ganhar, devemos mostrar que não é adequado tirar sarro, e sim adotar uma atitude esportiva e amistosa.

Dica nº 3 – Ajude as pessoas

A humildade consiste em grande parte em ajudar os outros sem receber nada em troca. Nesse sentido, participe de atividades que lhe permitam ajudar os outros. Leve seu filho para coletar detritos de um parque, seja voluntário no hospital, ajude seu vizinho com o dever de casa se ele ou ela for uma pessoa idosa que não pode fazê-lo por conta própria etc. Isso ajudará seu filho a entender que servir ao próximo por ser humilde não é uma fraqueza, nem significa que os outros estão se aproveitando de você, é uma escolha pessoal.

Dica nº 4 – Ensine sobre gratidão

Lembre-o de que sem o sacrifício dos pais, dos avós, das pessoas que tomaram conta e o educaram de alguma forma para que ele pudesse ter a vida que tem, ele não estaria onde está. Incentive-o a expressar sua gratidão a essas pessoas e pelo que tem, e não ficar comparando com os outros, pois cada um tem uma realidade diferente. Afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde, não é mesmo?

Segundo alguns psicólogos, as pessoas que sentem gratidão têm mais tendência a usar a empatia, a perdoar com mais facilidade, são mais agradáveis e menos narcisistas.

Dica nº 5 – Valorize as pessoas

É importante lembrar aos seus filhos que você deve valorizar todas as pessoas, independentemente de sua condição. Uma pessoa verdadeiramente humilde perceberá que todas as pessoas merecem respeito. Mostre aos seus filhos como crianças de outros países vivem e explique que todas são crianças como elas, apenas que elas vivem de uma maneira diferente e devem ser respeitadas.

Desde muito cedo, faça-os compreender sobre a diversidade de condições a que muitas pessoas estão sujeitas, como miséria, deficiências, abandono, etc. Ajude-os a sentir compaixão por essas pessoas. Convide-os a visitá-las, compartilhar seus bens, dar-lhes atenção e carinho.

E a última dica, a de nº 6 – Ensine responsabilidade a eles

Faça com que ele ajude nas tarefas da casa. Dê-lhe, também, alguns trabalhos remunerados (que não estejam relacionados às suas obrigações cotidianas). Ele precisa sentir na pele que não é fácil ganhar dinheiro. Isso o ajudará a compreender melhor os conceitos do trabalho e do sacrifício.

E é isso que fazemos aqui com os nossos alunos da Eu S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes: ensinamos os conhecimentos, as habilidades e as atitudes da cultura empreendedora, de uma forma lúdica, divertida e apropriada às idades. Agende uma aula experimental gratuita para você e seu filho conhecerem mais!

Espero que tenham gostado e espero vocês no próximo encontro.

Um abraço e obrigado!

Evandro Conti

Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Como ensinar a inflação a seu filho!

Como ensinar a inflação a seu filho!

No Brasil ainda são poucas as escolas que ensinam educação financeira, algo que já deveria ocorrer desde 2020, conforme instrução do MEC, Ministério da Educação e Cultura. Como não temos este hábito desde pequeno, pois não nos fora ensinado a educação financeira desde...

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us