Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Qual é o esporte que estimula o espírito empreendedor em seu filho?

A resposta é simples: todos!

Todos os esportes precisam primeiro da vontade de quem pratica para começar o treino. Treinar não é fácil. É desgastante, mas com disciplina, dedicação e foco você diz não para aquela voz que fala lá na nossa cabeça para não ir ao treino e ficar sentado no sofá vendo TV. Lembre-se a cada dia que deixamos de treinar é um dia mais distante do nosso sonho! – Frase do Bernardinho do vôlei – técnico multicampeão. Neste exemplo simples, mencionamos 3 atitudes que o empreendedor precisa desenvolver para não desistir no primeiro obstáculo. Sem falar dos benefícios físicos e motores!

Vamos citar como exemplo três esportes que veremos a seguir:

O primeiro deles é o Judô

Judô significa ‘caminho suave’ e trabalha valores de eficiência, ceder para vencer e prosperidade. O Judô tem como filosofia integrar o corpo e a mente.

Judo Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

O judô é uma arte marcial bastante conhecida pela questão da disciplina e do respeito, aspectos bem trabalhados e cobrados de seus atletas, por isso, é muito procurado na infância. No entanto, seus benefícios vão muito além.

A prática possui regras claras e proibições rígidas, passíveis de expulsão do atleta do tatame, tais como golpes no rosto e movimentos que possam lesionar o pescoço e as vértebras do adversário. Por isso, é importante tirar da mente que se trata de uma atividade violenta.

Segundo a UNESCO, ele é um dos melhores esportes para serem praticados durante a infância (entre 4 e 14 anos), pois une jogo e diversão. Além disso, o judô infantil traz inúmeros benefícios para as crianças.

A grande vantagem deste esporte está na disciplina, na educação, na autoconfiança adquirida, em aprender limites e no saber ouvir, por esta razão é uma modalidade esportiva que está no currículo de muitas escolas, pois é indicado para crianças.

O mais importante é o aspecto educativo que este esporte traz, pois ele ensina à cordialidade, o respeito, a competição (saber ganhar e perder) que termina no tatame, fora dele todos são amigos.

Podemos ver que o judô trabalha em seus filhos: a disciplina, eficiência, prosperidade, integrar corpo e mente, respeito ao próximo e às regras, autoconfiança, conhecer os seus limites, saber ouvir e saber perder e ganhar, competências essenciais para qualquer empreendedor de sucesso!

Outro esporte é a natação.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que as aulas de natação infantil podem iniciar a partir dos 6 meses de idade. Ou seja, a prática esportiva pode ser incentivada ainda na primeira infância.

natacao Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Além dos lados físicos, como melhorar o desenvolvimento psicomotor, previne a obesidade, fortalece a capacidade cardiorrespiratória e prevenção de acidentes na água, a natação também ajuda em outros pontos que veremos a seguir.

A natação beneficia a autoconfiança, pois ao conseguir realizar os exercícios aprendidos, a criança vai ter a sensação de superação, o que é muito positivo para melhorar sua autoestima.

Ela beneficia o aprendizado do foco em metas, pois a criança que está em uma escola de natação também aprende que para atingir seus objetivos precisa ter dedicação e esforço. Quando começa a aprender os movimentos e depois os estilos, ele entende o que é meta e o que fazer para atingi-la.

Desenvolve a disciplina, determinação e foco, e muito! Pois em tempos de frio, sair de casa para nadar em uma piscina gelada logo pela manhã cedo, é necessário muita disciplina e determinação para não deixar o sonho mais distante!

A prática da natação facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade durante os treinos.

Então quais são os benefícios que a natação traz para a vida empreendedora? Desenvolve a autoconfiança, igual ao judô, beneficia no aprendizado do foco e metas, a ter disciplina, dedicação, foco e promove a sociabilização. Todos os elementos fundamentais para o empreendedorismo!

E o nosso último esporte é o vôlei! 

É o segundo esporte mais praticado no Brasil ficando atrás do futebol, devido às inúmeras conquistas desde a década de 90 tanto nas seleções feminina e masculina. Além de todos os benefícios físicos da grande maioria dos esportes, o vôlei nos proporciona os benefícios a seguir.

volleyu Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

As crianças com característica do transtorno do espectro autista podem apresentar dificuldades na interação social. E, neste ponto, as aulas de vôlei são bem interessantes, principalmente quando envolvem partidas com times.

Afinal de contas, a bola só vai passar para o outro lado da quadra se os jogadores se unirem e montarem uma boa estratégia.

Além disso, o vôlei não oferece tanto contato físico quanto outros esportes, como futebol e handebol, por exemplo. Desse modo, a criança que é muito arredia ao toque pode praticar sem tanta resistência.

Outro benefício bem bacana proporcionado pelas aulas de vôlei é o exercício da paciência, enfatizado quando a criança está jogando com uma equipe. A bola nem sempre será jogada na direção dela, portanto ela precisa saber a vez dela de atuar a ajudar o time a pontuar.

O vôlei é uma atividade que pode ser lúdica para as crianças. É uma opção de exercício físico atraente e que promove a sociabilidade com brincadeira, pois a equipe não pode deixar a bola cair e passar para o campo adversário no máximo em 3 toques. Dessa forma, cada um da equipe tem a função de “guardar” o seu pedaço do campo para que a bola não caia no chão. Dessa forma é necessário fazer um planejamento antes de começar a partida para organizar o time de forma que cada um fique em sua posição, além de ser um trabalho em equipe, pois se um não fizer a sua parte, o time todo sai perdendo.

O vôlei também propicia a brincadeira em família. Quem nunca brincou com o seu filho de rebater uma bola ou um balão? E não pode deixar cair no chão!

Como podemos ver, o vôlei é um esporte que promove a inclusão social, por não ter muito contato físico, propicia o planejamento da equipe, o trabalho em grupo, o desenvolvimento de estratégias e a diversão em família! Todos itens essenciais para o dia a dia do empreendedor.

E aí? Gostaram destes exemplos? Foi uma verdadeira aula de empreendedorismo, certo?

E é isso que nós, da Eu S/A Escola de Empreendedorismo fazemos: apoiamos as crianças e os adolescentes a desenvolverem o seu lado empreendedor que levarão para toda a vida!

Agende uma aula experimental gratuita para seu filho e conheça mais!

Obrigado e até o nosso próximo encontro!

Evandro Conti

CEO e Fundador da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us