Como os jogos de tabuleiro ensinam empreendedorismo a seu filho!

Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças e jovens. Eles fazem parte do planejamento pedagógico das escolas e proporcionam diversas contribuições, como desenvolvimento motor, social, cultural, entre outros.

Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a aprender o conceito de regras e a segui-las. Elas também aprendem a ganhar e a perder, e a lidar com a frustração de uma forma saudável.

Os jogos de tabuleiros são muito presentes na vida dos jovens, mesmo com o avanço das tecnologias e dos jogos digitais. Além de trazerem diversão, têm a capacidade de despertar características essenciais para a vida pessoal e profissional. E essas características estão presentes nas vidas dos empreendedores como planejamento, estratégia, raciocínio lógico, liderança, negociação, finanças, trabalho em equipe, dentre vários outros! Porém, neste caso, os filhos começam a aprender desde cedo, de uma forma lúdica e divertida.

Vamos a alguns exemplos.

O jogo de Xadrez estimula o seu filho da seguinte forma:

1 – Raciocínio e concentração

É fundamental ter concentração para planejar as estratégias e encontrar os melhores movimentos para as peças. O jogo é conhecido por exigir total concentração dos jogadores e por levar os participantes a tentar prever a jogada do outro, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio e planejamento.

2 – Estimula a paciência

Inseridos em um mundo altamente tecnológico, as crianças estão cada vez mais acostumadas a ter acesso a diferentes aparelhos e jogos ao mesmo tempo. No xadrez, é necessário ter paciência para analisar o jogo, as ações e movimentos do adversário. Por isso, é importante ter paciência para se concentrar no jogo.

3 – Exercita a mente

Além de prestar atenção em suas próprias jogadas, é fundamental tentar descobrir as ações do adversário. Esse tipo de exercício possibilita ampliar o raciocínio analítico e expandir o potencial da mente.

4 – Escolhas e consequências

A cada escolha de movimento da peça há uma consequência vinda do adversário, como ataque ou defesa. Dessa forma, aumenta o entendimento do seu filho sobre a tomada de decisões na vida e suas consequências.

Vamos citar um outro jogo que é o Banco Imobiliário. O que os seus filhos podem aprender com ele?

Ele demonstra conceitos de investimento e retorno no longo prazo, poupança, aluguel, dívidas e lucro e prejuízo. É uma introdução à educação financeira.

Desenvolve a liderança situacional, pois terão aqueles jogadores que construíram casa, hotéis e que vão cobrar o aluguel / diária pela estadia. Neste caso o jogador tem que ficar atento ao jogo e logo quando algum outro jogador cair no seu investimento, ele deverá cobrar o aluguel.

Negociação – muitas das vezes um jogador estará em uma situação ruim e terá que negociar o seu patrimônio com outros jogadores que estão em melhores condições.

Raciocínio e estratégia – O bom jogador consegue raciocinar bem e montar estratégias para ir bem no jogo e obter lucro. Neste jogo perde quem vai à falência e ganha quem fica com mais dinheiro, por isso o objetivo deve ser sempre o de ter mais dinheiro, ou seja, é necessário estabelecer uma estratégia. O raciocínio rápido é muito importante na educação escolar, o aluno que tem uma estratégia desenvolvida consegue resolver melhor os problemas e entender melhor as matérias.

Agora, o que é importante em todo e qualquer jogo é o benefício para as crianças e adolescentes que eles levarão para a vida empreendedora. Veja a seguir:

Ajuda na interação

Atualmente a criança não tem mais tanta interação com outra, como era antigamente, elas não saem nas ruas para jogar bola, andar de bicicleta ou brincar de boneca, por isso a interação com outras crianças quase nunca acontece. Mas com o jogo de tabuleiro, é possível ter essa interação, pois elas não precisam sair na rua para brincar, podem ficar dentro de casa, com segurança e brincar com os vizinhos e amigos. Essa interação é importante na educação da criança e até mesmo na educação escolar, tornando-se autoconfiante.

Lidar com o sentimento de perda

Nos jogos há vencedores e derrotados. Lidar com ambas situações faz parte do desenvolvimento do ser humano. Isso não impede que seja mantido um ambiente de cordialidade nas partidas, o que contribui para que a derrota seja assimilada com mais facilidade pelos alunos.

Melhoram as relações sociais

A integração social com outras crianças é outra peça-chave para um desenvolvimento saudável e precioso entre os pequenos. Nesse sentido, jogos de tabuleiro para crianças geram competitividade e, muitas vezes, um espírito de equipe. Até quando há apenas um vencedor, no fim das contas, ninguém perde: a diversão e o aprendizado ali empregados se sobressaem.

Essa socialização será capaz de constituir comportamentos e noções de cooperação, autocontrole e honestidade.

Regras

Para viver em sociedade precisamos conviver com regras, dessa forma, os jogos já colocam as crianças, desde cedo, a entenderem as regras e porque devem seguí-las.

E é isso que fazemos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo.

Agende uma aula experimental gratuita para conhecer mais!

Um abraço e até o próximo encontro!

Evandro Conti

CEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Tenho aprendido muito com os meus filhos, principalmente nos períodos da época de pandemia em que fiquei mais tempo com eles em casa com o lockdown e o home-office. Devido à inocência deles e por não terem preconceitos, podemos aprender, e muito, o espírito...

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e como tudo na vida tem o lado bom e o  ruim. O lado bom é que facilita a nossa vida, pois as reuniões são online, podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, enfim, cada vez mais conectados. O lado ruim é...

Como ajudar seu filho a criar planos para a conquista de sonhos

Como ajudar seu filho a criar planos para a conquista de sonhos

Qual o seu sonho? O que você deseja ser quando crescer? Qual curso você vai fazer quando se formar? Essas são algumas das perguntas mais frequentes que uma criança ou adolescente escutam, quando o assunto é perspectiva do futuro. Isso acontece, pois aprendemos em...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us