Crianças Empreendedoras? O que é isso ?

O que vem à sua cabeça quando se fala em empreendedorismo na infância? 

Esse termo para muitos ainda parece assustador, não é mesmo? É um assunto polêmico por estar geralmente associado a questões empresariais, como a abertura de uma empresa, aprender a lidar com seu próprio dinheiro, a ser um empresário. Mas não é bem assim que acontece. 

Antes de prosseguir vou retomar aqui o conceito de empreender apresentado por Fernando Dolabela. Em seu livro Pedagogia Empreendedora, o autor  conceitua o empreendedorismo como um estado de ser. Adotando também esse ponto de vista João Kepler no seu livro “Educando filhos para empreender” ressalta que ser empreendedor está relacionado com a forma de encarar as coisas à nossa volta, é uma forma de agir, um estilo de vida.  

Ou seja, isso vai muito além da abertura de uma empresa. O empreendedor é aquele que gera soluções criativas a fim de resolver um problema e gerar valor para sua sociedade, e  o melhor é que essas características não se limitam a vida adulta, mas, não só podem como devem ser desenvolvidas desde a infância, independente da escolha por um emprego formal ou a escolha de investir em seu próprio negócio quando a criança ou adolescente chegarem a vida adulta. Seja qual for a opção desejada é importante que o indivíduo seja preparado para encarar problemas e buscar seus sonhos e objetivos

De acordo com os dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil bateu 14,8 mi de desempregados em meio à crise da pandemia no terceiro trimestre da pandemia, em contrapartida O número de Microempreendedores Individuais (MEI) também cresceu ao longo de 2020. Segundo os dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, em março de 2021 eles já respondiam por 56,7% do total de negócios em funcionamento no país.

Esses números mostram pessoas que precisaram se reinventar, e usar das suas habilidades para lidar com seus desafios, gerar soluções para os problemas que surgiram identificando também novas oportunidades. Muitas começaram a empreender pela necessidade, até mesmo sem muito preparo que foi e é acompanhado de muito aprendizado.  Outras, por sua vez, se descobriram naquilo que realmente gostam de fazer.  

Então, por que incentivar uma Educação Empreendedora na infância?

A resposta aqui é muito simples quando estimulamos nas crianças e adolescentes as habilidades empreendedoras como comunicação, criatividade, resiliência, Liderança, trabalho em equipe, planejamento tomada de decisão, estamos preparando esses indivíduos não somente para uma vida profissional, mas para um estilo de vida, tornando-os seres autônomos capazes de buscar soluções alternativas diante das suas dificuldades. Problemas vão existir em todas as idades, mas saber lidar com cada um deles vai depender de como nos preparamos para as diferentes situações. 

É permitir que a criança e o adolescente explorem sua criatividade e tenham autonomia para resolver seus problemas, aprender a ouvir o “não” ao invés de ter tudo que sempre deseja, aprender a lidar com as perdas, pois nem sempre você pai e você mãe estarão por perto para resolver tudo por eles. Indo mais a fundo, esse despreparo pode ainda contribuir para possíveis casos de ansiedade e depressão pelo fato do indivíduo não saber enfrentar as quedas e frustrações da vida adulta, já que sempre teve tudo na mão.

Então, por onde começar?

Você consegue perceber como estimular as habilidades empreendedoras vai muito além de ensinar a abrir um negócio? Claro que cada uma dessas habilidades serão fundamentais quando seu filho também chegar ao mercado de trabalho ou decidir ter seu próprio negócio. 

Enquanto isso ele pode ser estimulado a exercitar e colocar essas habilidades em prática de forma lúdica e prazerosa sempre respeitando a sua maturidade e faixa etária, por meio de brincadeiras, desafios, jogos que estimulem a tomada de decisão, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a liderança, a comunicação, etc. Para complementar também, ações simples podem ser adotadas no dia a dia da família, como o planejamento das tarefas escolares , estar aberto ao aprendizado com erros, o trabalho em equipe na construção de um brinquedo, deixar que a criança e/ou adolescente busque soluções ao invés de fazer por ele. Nesse ponto você ainda pode exercitar um brainstorming (chuva de ideias)  quando surge um problema, incentivando ideias criativas, inclusive nas situações mais simples do dia. 

Pronto, agora que você já sabe porque estimular uma educação empreendedora desde a infância, para te ajudar nessa tarefa você pode contar com a Eu S/A escola de Empreendedorismo que está aqui para te ajudar a preparar seus filhos e ajudá-los a desenvolver as soft skills que são essas habilidades que conversamos aqui:  resiliência, persistência, liderança, comunicação, saber trabalhar em equipe, resolução de problemas, gestão do tempo, pensamento crítico, relacionamento interpessoal, organização, planejamento , dentre vários outros que também são fundamentais na jornada dos nossos grandes empreendedores do Futuro.

Gabriela Cristina 

Supervisora Pedagógica na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us