Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Por Gabriela Cristina
Supervisora Pedagógica na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

dreamstime xl 40505593 Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Já parou para pensar no quanto você é criativo? Talvez você pense: “ mas eu não sou nada criativo”. E é aqui que está o erro. Pode ser que você não se sinta criativo, mas a criatividade é uma habilidade empreendedora que nos acompanha desde o nascimento, e caminha lado a lado com a inovação. 

No dicionário  a palavra criatividade significa: inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

É isso mesmo, ser criativo não é algo super extraordinário que só algumas pessoas têm, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida por aqueles que não se consideram criativos e aprimoradas por aqueles que são.

A tendência de achar que a criatividade faz parte apenas da nossa infância é muito comum, Jean  Piaget, psicólogo e filósofo referência no âmbito educacional, pelos seus estudos no campo da inteligência infantil, já afirmava que a infância é o momento de maior criatividade na vida do ser humano. Isso acontece porque é na infância que temos maior liberdade para fazer novas descobertas, existe a curiosidade para descobrir o mundo ao nosso redor, além de recebermos diferentes estímulos que exercitam essa habilidade.

O problema é que conforme vamos crescendo, nos tornamos cada vez mais limitados pelo medo de uma ideia não ser bem aceita, e isso, como consequência, pode gerar o famoso bloqueio criativo que também é reforçado pelos gatilhos mentais que nós adultos muitas vezes deixamos escapar. 

Afinal quem nunca ouviu, ou até mesmo já não falou uma dessas frases: 

“ Você não consegue”; “essa ideia  é ruim”; “você não é criativo”

A relação da criatividade e o empreender

É essencial criar estímulos e proporcionar um ambiente favorável para que a criatividade com a finalidade em soluções de problemas seja explorada desde a  primeira infância e, assim, tornar jovens e adultos capazes de empreender não só no aspecto profissional, mas em todas as áreas de suas vidas. 

É impossível falar de empreendedorismo sem falar em criatividade. É essa habilidade que vai trazer o diferencial para o seu negócio. É por meio dela que você será capaz de buscar soluções para os desafios que surgirem e será capaz de traçar novas estratégias para otimizar seus processos. 

Para se tornar um empreendedor criativo, quanto mais cedo começar os estímulos para o desenvolvimento dessa habilidade, melhor. 

Como começar ?

O brincar é a principal ferramenta para o desenvolvimento de habilidades, e é nesse momento que é possível estimular o olhar empreendedor da criança na escolha das brincadeiras, na adaptação e na criação de novas regras para um um jogo.

É fundamental ficar atento às oportunidades que surgem nesse meio. Sabe aquele momento é que uma peça do jogo some? Ou, quando um brinquedo quebra? A roda do carrinho que solta? Pois então, aí está uma grande oportunidade de exercitar a criatividade para solução de problemas.

Ao invés de agir pelo impulso de querer consertar o brinquedo para a criança, é possível  substituir essa ação pela atitude de questionar como ela mesma pode resolver esse problema.  Nós adultos podemos instigar e até auxiliar na execução, mas é importante que a ideia venha da própria criança. 

Ouvir a opinião das crianças em situações que acontecem no dia a dia da família também é essencial. Fazer um brainstorming ( chuva de ideias), é uma boa opção. Além de estimular a solução de problemas, também incentiva a tomada de decisão. 

Substituir o hábito de dar respostas prontas pelo incentivo às pesquisas também é uma estratégia para estimular essa habilidade. Ao fazer questionamentos não se contente com respostas rasas como “porque sim”, mas aproveite esse momento para estimular o pensamento crítico e a busca por respostas criativas.

Pronto, agora que você já sabe como desenvolver a criatividade para a solução de problemas e como estimular essa habilidade em seu filho, você pode contar também com a Eu S/A Escola de Empreendedorismo para te ajudar nesse processo pois temos a missão de instigar o desenvolvimento dessa e de outras habilidades empreendedoras contribuindo para formação humana de criança e jovens! 

Por que ensinar Educação Financeira para Crianças?

Por que ensinar Educação Financeira para Crianças?

Evandro ContiCEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo De acordo com a pesquisa da Onze - Empresa de Previdência Digital - com 1535 pessoas, 71% das pessoas entrevistadas consideram que os problemas financeiros são a principal fonte de preocupação, estando à frente de...

Empreendedorismo se aprende cedo – Jornal Estado de Minas

Empreendedorismo se aprende cedo – Jornal Estado de Minas

Evandro ContiPresidente da EU/S.A. Desde pequenos, quando pensamos no que vamos ser “quando crescer” escutamos frases do tipo: “Isso não dá dinheiro”; “Você não nasceu para isso”; “Você não tem o dom”; “Quero que você seja engenheiro, igual a mim”; “Isso não é...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.