Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Por Gabriela Cristina
Supervisora Pedagógica na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

dreamstime xl 40505593 Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Já parou para pensar no quanto você é criativo? Talvez você pense: “ mas eu não sou nada criativo”. E é aqui que está o erro. Pode ser que você não se sinta criativo, mas a criatividade é uma habilidade empreendedora que nos acompanha desde o nascimento, e caminha lado a lado com a inovação. 

No dicionário  a palavra criatividade significa: inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

É isso mesmo, ser criativo não é algo super extraordinário que só algumas pessoas têm, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida por aqueles que não se consideram criativos e aprimoradas por aqueles que são.

A tendência de achar que a criatividade faz parte apenas da nossa infância é muito comum, Jean  Piaget, psicólogo e filósofo referência no âmbito educacional, pelos seus estudos no campo da inteligência infantil, já afirmava que a infância é o momento de maior criatividade na vida do ser humano. Isso acontece porque é na infância que temos maior liberdade para fazer novas descobertas, existe a curiosidade para descobrir o mundo ao nosso redor, além de recebermos diferentes estímulos que exercitam essa habilidade.

O problema é que conforme vamos crescendo, nos tornamos cada vez mais limitados pelo medo de uma ideia não ser bem aceita, e isso, como consequência, pode gerar o famoso bloqueio criativo que também é reforçado pelos gatilhos mentais que nós adultos muitas vezes deixamos escapar. 

Afinal quem nunca ouviu, ou até mesmo já não falou uma dessas frases: 

“ Você não consegue”; “essa ideia  é ruim”; “você não é criativo”

A relação da criatividade e o empreender

É essencial criar estímulos e proporcionar um ambiente favorável para que a criatividade com a finalidade em soluções de problemas seja explorada desde a  primeira infância e, assim, tornar jovens e adultos capazes de empreender não só no aspecto profissional, mas em todas as áreas de suas vidas. 

É impossível falar de empreendedorismo sem falar em criatividade. É essa habilidade que vai trazer o diferencial para o seu negócio. É por meio dela que você será capaz de buscar soluções para os desafios que surgirem e será capaz de traçar novas estratégias para otimizar seus processos. 

Para se tornar um empreendedor criativo, quanto mais cedo começar os estímulos para o desenvolvimento dessa habilidade, melhor. 

Como começar ?

O brincar é a principal ferramenta para o desenvolvimento de habilidades, e é nesse momento que é possível estimular o olhar empreendedor da criança na escolha das brincadeiras, na adaptação e na criação de novas regras para um um jogo.

É fundamental ficar atento às oportunidades que surgem nesse meio. Sabe aquele momento é que uma peça do jogo some? Ou, quando um brinquedo quebra? A roda do carrinho que solta? Pois então, aí está uma grande oportunidade de exercitar a criatividade para solução de problemas.

Ao invés de agir pelo impulso de querer consertar o brinquedo para a criança, é possível  substituir essa ação pela atitude de questionar como ela mesma pode resolver esse problema.  Nós adultos podemos instigar e até auxiliar na execução, mas é importante que a ideia venha da própria criança. 

Ouvir a opinião das crianças em situações que acontecem no dia a dia da família também é essencial. Fazer um brainstorming ( chuva de ideias), é uma boa opção. Além de estimular a solução de problemas, também incentiva a tomada de decisão. 

Substituir o hábito de dar respostas prontas pelo incentivo às pesquisas também é uma estratégia para estimular essa habilidade. Ao fazer questionamentos não se contente com respostas rasas como “porque sim”, mas aproveite esse momento para estimular o pensamento crítico e a busca por respostas criativas.

Pronto, agora que você já sabe como desenvolver a criatividade para a solução de problemas e como estimular essa habilidade em seu filho, você pode contar também com a Eu S/A Escola de Empreendedorismo para te ajudar nesse processo pois temos a missão de instigar o desenvolvimento dessa e de outras habilidades empreendedoras contribuindo para formação humana de criança e jovens! 

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Tenho aprendido muito com os meus filhos, principalmente nos períodos da época de pandemia em que fiquei mais tempo com eles em casa com o lockdown e o home-office. Devido à inocência deles e por não terem preconceitos, podemos aprender, e muito, o espírito...

Como os jogos de tabuleiro ensinam empreendedorismo a seu filho!

Como os jogos de tabuleiro ensinam empreendedorismo a seu filho!

Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças e jovens. Eles fazem parte do planejamento pedagógico das escolas e proporcionam diversas contribuições, como desenvolvimento motor, social, cultural, entre outros. Os jogos de tabuleiro...

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e como tudo na vida tem o lado bom e o  ruim. O lado bom é que facilita a nossa vida, pois as reuniões são online, podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, enfim, cada vez mais conectados. O lado ruim é...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us