A BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular e braço normativo do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para as escolas públicas e privadas do Brasil, trouxe para a educação 10 competências a serem trabalhadas com os alunos.
Uma dessas competências é o pensamento crítico.
E por que o pensamento crítico é importante?
É uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas. Indivíduos que desenvolvem o pensamento crítico se tornam mais sábios, ganham autonomia e agregam benefícios para a vida. O mesmo acontece com os empreendedores, que aumentam sua capacidade de avaliar e se posicionar diante de diferentes situações.
Em um mundo cada vez mais repleto de notícias e redes sociais, desenvolver o pensamento crítico é ter capacidade de avaliar e discernir as informações que recebemos, e de fato, ensinar nossos filhos a ter esse tipo de raciocínio significa prepará-los para serem mais livres hoje e no futuro. E o melhor, o pensamento crítico pode ser desenvolvido desde a infância! Então vamos dar 5 dicas de como você pode desenvolver em seu filho.
O que é o pensamento crítico?
Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Desse modo, ter pensamento crítico equivale a pensar sobre os problemas de forma mais detalhada e tentando, ao máximo, não ser contaminado por opiniões preconcebidas, por visões já construídas. Ao adotar essa postura, poderemos questionar ideias já fixadas, elaborar suposições por conta própria e chegar a novas conclusões.
Ser capaz de questionar, de tirar as próprias conclusões e, principalmente, de refletir sem o filtro de uma preconcepção é necessário tanto para a formação de uma opinião própria quanto para a criatividade e o desenvolvimento da inteligência emocional, já que agrega flexibilidade de pensamento. Essas características levam a criança a se tornar um adulto independente e com relações interpessoais mais saudáveis.
Estimular o pensamento crítico nos filhos é o caminho para aprimorar a capacidade de raciocinar, adquirir novos conhecimentos e, no futuro, ter o potencial de resolver problemas em um mercado de trabalho cada vez mais desafiador.
Veja abaixo 5 dicas de como você pode desenvolver o pensamento crítico do seu filho:
Dica nº 1 – Pensando juntos: não seja apenas uma fonte de crítica sobre os comportamentos do seu filho. A sugestão é se tornar um especialista em fazê-lo refletir. Se você insiste em dizer as mesmas coisas e ele continua falhando, talvez seja hora de repensar. Educar não é repetir palavras, mas criar ideias que encantam e fazem pensar.
No lugar de apontar algo errado, você pode perguntar “o que você acha do seu comportamento?”. A oportunidade de reflexão é sempre uma chance de crescimento. Dizer “faça isso” ou “não faça aquilo” sem explicar as causas, sem estimular a arte de pensar, não é o melhor caminho para incentivar o seu filho a raciocinar de forma crítica.
Dica nº 2 – Incentive o questionamento: os filhos nos questionam o tempo todo, não é mesmo? Então quando ele fizer perguntas, evite respostas como “porque sim” ou “porque eu disse”. Vale a pena explicar todas as imposições, acordos, ideias e costumes que são praticados na sua casa. Isso é positivo até mesmo para que os adultos repensem velhas concepções e tenham novas perspectivas.
Dica nº 3 – A pergunta certa: precisamos pensar de forma crítica especialmente quando tomamos decisões. Ensinar os filhos a fazerem boas perguntas quando enfrentam uma nova situação é uma maneira eficaz de mostrar a necessidade do raciocínio. Ensine-o a fazer perguntas como “o que eu vejo?”, “por que isso acontece?” e “o que eu acho disso?”.
Outras perguntas para ajudar o seu filho são as que o ajudam a olhar para trás e avaliar as próprias ações. Fazer que ele pense em questões como “eu poderia ter feito algo diferente?” e “posso fazer melhor na próxima vez?” gera grandes evoluções.
Dica nº 4 – Trabalhando a argumentação: isso pode ser feito no dia a dia, por exemplo, quando o seu filho se recusar a obedecer.
Esse é um gancho importante para que o seu filho elabore uma opinião. Esse exercício favorece, também, o desenvolvimento da inteligência emocional, pois, ao ser questionado, seu filho precisará ponderar sobre seus sentimentos e motivações, além de usar a reflexão lógica para transformar tudo isso em um argumento.
Dica nº 5 – Aprendendo ciências: o estudo da ciência é um caminho bastante favorável para construírem as ferramentas que necessitam para analisar o mundo.
Descobrir a ciência é mergulhar no universo da investigação, do questionamento e da exploração. Um constante exercício para o desenvolvimento das capacidades humanas como duvidar, organizar ideias, resolver problemas, argumentar e se posicionar criticamente.
O conhecimento científico estimula a curiosidade e contribui para que os filhos adotem uma postura mais reflexiva conforme aprendem a questionar, levantar hipóteses, coletar informações de diversas fontes e debater temas durante as aulas.
Gostou das dicas? E é isso que ensinamos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes: são atividades para desenvolverem o pensamento crítico dos nossos alunos.
Agende uma aula experimental para conhecer mais.
Obrigado e até o próximo encontro!
Evandro Conti
Eu S/A Escola de Empreendedorismo