Empreendedorismo para criança, o que é?

Primeiramente vamos esclarecer o que é empreendedorismo. Segundo Fernando Dolabela, em sua obra Pedagogia Empreendedora, o empreendedorismo é um estado de ser. O indivíduo pode ser empreendedor em qualquer área de atuação como médico, advogado, músico, artista, atleta e até mesmo empresário. O empreendedor busca a solução de um problema da sociedade, gerando, dessa forma, valor para ela.  Esse problema que ele resolve passa a ser o sonho do empreendedor. Assim, ele começa a persegui-lo. “Sonho é o nosso combustível diário”. (Jorge Paulo Lemann, referência mundial em empreendedorismo e dono do Burger King, Lojas Americanas e da maior cervejaria do mundo, a AB Inbev).

O empreendedor possui comportamentos, habilidades e atitudes específicas que o diferenciam dos demais e que contribuem para o alcance dos seus sonhos. Na área de gestão de pessoas e recursos humanos, define-se “CHA” como o acrônimo das primeiras letras de comportamentos, habilidades e atitudes. Atualmente o CHA também é conhecido como soft skills. Algumas dessas soft skills ou CHA são resiliência, determinação, persistência, liderança, comunicação, ética, foco, saber trabalhar em equipe, saber trabalhar sob pressão, resolução de problemas, resolução de conflitos, gestão do tempo, pensamento crítico, bom relacionamento interpessoal, persuasão, organização, planejamento e vendas, dentre vários outros.

Mas o que o empreendedorismo tem a ver com as crianças?

Nós, quando éramos crianças, tínhamos vários sonhos, porém muitos deles, senão a sua totalidade, foram “assassinados”. Não é fácil ir em busca dos sonhos. Às vezes, precisamos lutar contra tudo e contra todos. Escutamos muito: “isso não dá dinheiro”; “você não nasceu para isso”; “você não tem o dom”; “quero que você seja engenheiro igual a mim”; “isso não é profissão”. Quem nunca escutou pelo menos uma dessas frases? Quantas pessoas trabalham fazendo o que não gostam? São frustradas porque seguiram os sonhos de terceiros. Eu já fui assim, mas isso será assunto para um outro post. “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. (Steve Jobs, fundador da Apple).

Além dessas negativas, que as crianças recebem de terceiros, geralmente de nós mesmos, os pais (também sou pai), elas ainda recebem milhares de inputs o dia inteiro, pela TV, pela internet, pelos youtubers, pela escola e por aí vai. O que faz com que os sonhos se alterem constantemente. E ainda querem que os adolescentes de 16, 17 e 18 anos escolham a profissão que vão atuar para o resto da vida! Felizes aquelas crianças que já sabem desde cedo o que querem e os pais dão o incentivo para essa “loucura”. “Não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Você é rejeitado e cai. É sobre quantas vezes você se levanta, com coragem, e segue em frente. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe disciplina na paixão”. (Lady Gaga, cantora mundialmente famosa, que ganhou 9 Grammy Awards – o Oscar da música).

Como podemos ajudar as crianças desde cedo?

Sabemos que até os 7 anos as crianças estão em uma formação mais intensa da sua personalidade. Cada experiência que elas vivem, ao longo de seu desenvolvimento, carregarão para a sua vida inteira. Podemos trabalhar desde cedo as soft skills empreendedoras nas crianças através de atividades apropriadas às idades e de maneira lúdica, de forma a aprenderem fazendo e como se fosse uma brincadeira.

Essa é a proposta da EU S/A Escola de Empreendedorismo: desenvolver as soft skills nas crianças desde os 4 anos, para que possam ter os comportamentos, habilidades e atitudes empreendedoras com a coragem de enfrentar os desafios e, assim, conquistarem os seus sonhos. “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”. (Walt Disney, criador do Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta e Pluto – fundador dos Estúdios Disney e criador da Disneylândia).

Evandro Conti

CEO & Founder da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

evandro@eusaescola.com.br

A EU S/A é uma escola de empreendedorismo que prepara crianças e pré-adolescentes para um futuro empreendedor!

Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho:
☎ (31) 3347.1456 (31) 9.9639.1186
📌 Rua Santa Rita Durão, 143 – Funcionários/BH

Como ensinar a inflação a seu filho!

Como ensinar a inflação a seu filho!

No Brasil ainda são poucas as escolas que ensinam educação financeira, algo que já deveria ocorrer desde 2020, conforme instrução do MEC, Ministério da Educação e Cultura. Como não temos este hábito desde pequeno, pois não nos fora ensinado a educação financeira desde...

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us