Ensine a seu filho qual é o bem mais valioso!

Neste texto vamos falar de um tema muito importante e é o que temos de mais valioso. Sabem qual é?

Vou dar algumas dicas:

  • Quando ele é mal gasto é desperdiçado para sempre;
  • Você não consegue comprá-lo, depois que passou, passou. Não tem como voltar atrás.

Você tem que aproveitar ao máximo!

E aí? Conseguiram adivinhar? Estamos falando do TEMPO! Vem com a gente nesta reflexão sobre o tempo e como podemos ensinar sobre ele para nossos filhos!

Não são apenas os adultos que precisam manter uma rotina organizada. Ensinar a gestão de tempo para as crianças é fundamental porque ajuda no desenvolvimento de habilidades que elas precisam dominar desde cedo.

Ao longo da vida, precisamos de competências que nos auxiliam a ter um melhor desempenho naquilo que nos dispomos a fazer. Elas também proporcionam oportunidades, mas isso deve ser aprendido na infância. Mesmo porque, assim, as crianças aprendem mais e cultivam hábitos e comportamentos positivos.

E o tempo é a maior riqueza de nossas vidas, pois é irrecuperável. E quando gastamos o dinheiro estamos, na verdade, gastando o tempo que foi ou que será necessário para ganharmos esse dinheiro.

Estamos falando da forma que você vai ganhar dinheiro “vendendo” o seu tempo; seja no seu trabalho, na sua empresa ou no seu projeto.

Por isso, o dinheiro servirá pouco para aquele que não souber administrar seu tempo, pensar com inteligência, ter liberdade e se satisfazer com os prazeres da vida.

E agora, vamos dar 6 dicas para vocês ensinarem seus filhos sobre a administração do tempo deles! Afinal, o que eles mais querem é brincar, jogar videogame, assistir Youtube e por aí vai, não é mesmo? Mas há também os deveres: não apenas da escola, mas os do lar, os de higiene pessoal e saúde que têm de ser feitos!

Vamos às dicas!

Dica nº 1 – O velho e bom exemplo de nós, pais e mães, que não canso de falar em nossos vídeos!

Nós pais precisamos ter rotinas e não deixar tudo para a última hora. E esse é o mal do brasileiro! O imposto de renda que o diga, não é mesmo? Precisamos fazer o que tem que ser feito, mesmo que gostemos ou não. Assim, os filhos começam a entender que a vida não é só brincar, assistir Youtube e jogar videogame.

Depois, é necessário entender (e ajudar o filho a entender) que o intuito de organizar a rotina (definir prioridades e prazos para cada atividade) não é para tornar a vida chata – muito pelo contrário. Se o filho organiza suas tarefas, sobra mais tempo para brincar e se divertir com o que gosta.

Dica nº 2 – Reforço positivo por tarefas cumpridas

Assim como acontece nas empresas, se seu filho entregou um trabalho importante dentro do prazo, ofereça uma “recompensa”. Pode ser um tempinho a mais jogando videogame ou um passeio muito esperado. É o reforço positivo, superimportante para o desenvolvimento.

Dica nº 3 – Elabore um planejamento

Outro ponto fundamental é estimular o seu filho a planejar sua rotina e incluir os acontecimentos extraordinários, como uma prova, por exemplo. Faça com que ele estude antes e não deixe apenas para o dia anterior. Nem os filhos e nem os adultos precisam viver correndo.

Criar um planejamento em conjunto, como um quadro de horário e tarefas a serem cumpridas pode ser extremamente benéfico. Você pode encontrar muitos modelos online se estiver procurando por inspiração. Algo colorido com um tema ou esquema de cores preferido pode encorajar os estudantes a utilizá-lo com mais frequência, particularmente para crianças menores.

Dica nº 4 – Trabalhar primeiro, brincar depois

Que fique claro para seus filhos que o descanso e a diversão vêm depois de cuidar de suas responsabilidades. Eles não apenas desfrutarão mais do tempo de brincadeira, mas também aprenderão o que priorizar.

Dica nº 5 – Elogie sempre!

Pesquisas demonstraram que o elogio descritivo é muito mais eficaz na modificação de comportamentos do que a crítica, desaprovação ou raiva. Eles levarão tempo para acertar.

E a última dica, nº 6 – Arrume a sua cama e o seu quarto!

A primeira coisa a fazer é ajudar a criança a entender a importância de arrumar o quarto. A organização do espaço físico pode ajudar a ordenar as ideias. Além disso, quando tudo está no lugar certo, a criança não perde tempo procurando. E ao arrumar a cama e o quarto logo pela manhã, ela está fazendo uma primeira atividade do seu dia e se preparando para as demais que virão ao longo do dia, com mais disposição!

E é isso que fazemos com os nossos alunos: ensinamos a administrarem o seu tempo melhor de uma forma lúdica e apropriada às idades, preparando-os para se tornarem pessoas de sucesso!
Agende uma aula experimental gratuita para conhecer mais.

Espero vocês! Um abraço e obrigado!

Evandro Conti

CEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Como ensinar a inflação a seu filho!

Como ensinar a inflação a seu filho!

No Brasil ainda são poucas as escolas que ensinam educação financeira, algo que já deveria ocorrer desde 2020, conforme instrução do MEC, Ministério da Educação e Cultura. Como não temos este hábito desde pequeno, pois não nos fora ensinado a educação financeira desde...

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us