Prepare o seu filho para lidar com as frustrações, a frustração faz parte da vida.
Não conseguimos tudo o que queremos. Não ganhamos todos os jogos, aliás, perdemos mais do que ganhamos. O nosso time do coração não ganha todos os campeonatos. Não conseguimos tudo o que sonhamos.
E qual empreendedor que não se frustra? São mais erros do que acertos, são mais “nãos” do que “sins”. A vida empreendedora é uma montanha russa de altos e baixos e é necessário saber lidar da melhor forma com as frustrações.
E com os nossos filhos não é diferente!
Precisamos prepará-los para enfrentar a frustração de maneira mais otimista e confiante, sabendo que com ela vem os aprendizados.
Portanto, hoje daremos seis dicas de como nós, pais e mães, podemos preparar nossos filhos para lidarem melhor com as frustrações.
E de onde eu tirei essa ideia para este texto?
Recentemente o meu filho mais novo de 8 anos participou de um torneio de futsal e ele colocou muita expectativa no seu desempenho como goleiro. Logo no primeiro jogo, ele sofreu 2 gols e perdeu. Eu, como pai, reconheci muito bem aquela carinha de frustração ainda dentro do campo. O semblante mudou. Ficou triste e perdeu a graça de jogar.
Diante desse episódio, decidi fazer este post para ajudar mais mães e pais.
O que é frustração?
Frustração é o sentimento que surge quando não conseguimos o que desejamos. Definimos objetivos concretos e batalhamos para atingi-los, mas não alcançamos o resultado desejado. Logo, ficamos frustrados. A frustração geralmente é acompanhada pela raiva, angústia e ansiedade, causando uma perturbação emocional que pode perdurar por semanas a fio.
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos indivíduos.
Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao desenvolvimento da personalidade. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar gratificações, que é fundamental para a vida em sociedade. Nesse sentido, evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.
Sendo assim, aprender a lidar com a frustração de forma assertiva deve ser um objetivo fundamental ao longo da educação dos filhos.
Então vamos às 6 dicas de como preparar os seus filhos a lidarem com a frustração:
Dica nº1 – É aquela que não canso de falar aqui, nós, pais e mães, somos exemplos para os nossos filhos.
A atitude positiva com que os pais enfrentam um fracasso ou situação difícil servirá de exemplo para que as crianças aprendam a resolver seus próprios problemas.
Então, quando passarem por uma situação frustrante, tentem manter uma atitude positiva, procurem mostrar como vocês podem aprender com aquela situação e melhorar naquilo que foi o empecilho para conquistar o objetivo, o sonho! Seja o exemplo para o seu filho!
Dica nº 2 – Mostre o lado positivo da frustração
Ensine lições sobre como lidar com frustração e aponte o lado positivo do fracasso. Explique ao seu filho que, se ele não conseguiu passar no Enem agora, então é hora de olhar para o que pode ter dado errado e, a partir disso, melhorar.
Esse olhar crítico sobre a frustração certamente devolverá ao seu filho a motivação necessária para prosseguir rumo à aprovação desejada.
Dica nº 3 – Não seja uma mãe ou um pai superprotetor
Para aprender a lidar com frustração, o filho precisa se frustrar. A superproteção das mães e pais não faz com que o filho saiba lidar com as emoções, somente o torna despreparado para quando essas emoções chegam, inclusive na vida adulta.
O efeito da superproteção pode ser muito diferente das expectativas dos pais, ao gerar dependência. É claro que não devemos criar dificuldades ou incentivar esforços que sabemos ser em vão. É preciso buscar um equilíbrio, dando oportunidades de autoconhecimento e de conhecimento de mundo.
Dica nº 4 – Demonstre seu apoio
Sentir-se frustrado sempre tem uma pitada de solidão. Acreditamos que o problema afeta apenas a nós e tendemos a nos isolar. Logo, mostrar seu apoio ao filho nesse momento é fundamental.
Para saber como ajudar a criança a lidar com a frustração, fique ao lado dela. Mostre que, não importa qual seja o problema, ela pode contar com a sua ajuda.
Dica nº 5 – Procure uma solução
Muitas vezes, o que frustra os filhos é algo que pode ser resolvido. Converse com ele para saber se esse é o caso e, se for, tente chegar a uma solução com ele.
É importante ressaltar que não se trata de resolver o problema para ele. Ele precisa aprender a enfrentar as dificuldades e aplicar soluções, mas vocês podem descobrir a melhor maneira de resolver a questão juntos. Desse modo, quando tiver outro problema, ele vai se lembrar das orientações dadas pelos pais.
Dica nº 6 – Ajude-o a controlar as emoções
É normal que os filhos não saibam lidar com grandes emoções. Afinal, isso não vem na nossa programação regular como seres humanos. É algo que só aprendemos com o tempo.
Sendo assim, sente-se com seu filho depois que ele se acalmar e ajude-o a entender o que está sentindo. Raiva, ansiedade, nervosismo, tristeza, são todos sentimentos que formam a frustração.
E é isso que ensinamos aos nossos alunos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes! São os conhecimentos, as habilidades e as atitudes da cultura empreendedora que farão eles alcançarem os objetivos e sonhos.
Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho! Aguardo vocês!
Um abraço, obrigado e até o próximo encontro.
Evandro Conti
Eu S/A Escola de Empreendedorismo