Muitas vezes, adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada à rotina, deixando de arriscar e alcançar resultados extraordinários. Porém, a sua vida começa quando termina a sua zona de conforto.
Não se engane com o nome. De confortável, essa zona não tem nada!
E empreender é sair da zona de conforto, é uma mudança definitiva de estilo de vida e é uma mudança da forma como você enxerga os problemas. Enfim, a vida é sair da zona de conforto constantemente.
Como diz Flávio Augusto, um grande empreendedor e fundador da escola de inglês Wise Up: “estabilidade não existe!”.
E, recentemente, tenho conversado muito com o meu filho Lucas, de 11 anos, sobre os desafios que ele está enfrentando na vida e que o estão tirando da zona de conforto, por isso preparamos este texto para vocês!
Afinal, para crescer e amadurecer, os filhos precisam enfrentar situações desafiadoras e saírem da zona de conforto.
E neste artigo, daremos 5 dicas de como os pais e mães podem preparar os seus filhos para não ficarem na zona de conforto.
Fique conosco até o final e confira!
O que é zona de conforto?
A zona de conforto refere-se a uma série de pensamentos e comportamentos que não provocam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Uma pessoa que está na zona de conforto faz apenas as coisas que lhe trazem resultados satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança que impede a superação e a evolução.
Por um tempo, essa zona produz uma sensação positiva. No entanto, ela nos impede de aprender coisas novas e de progredir em nossas vidas pessoais e profissionais.
Lembre-se: o crescimento pessoal acontece fora da zona de conforto!
A zona de conforto é uma opção particular, uma escolha pessoal que não pode ser atribuída a terceiros. Representa a sua filosofia de vida, a sua falta de ambição e o nível de comprometimento com a própria evolução. É reflexo da opção inequívoca pela estagnação.
Por mais que seja importante que o indivíduo se sinta seguro, ele só consegue crescer, se desenvolver e evoluir ao sair da zona de conforto e se permitir aprender coisas novas.
Então, nunca fique parado em relação aos seus desejos e sonhos, como disse o técnico multicampeão de vôlei Bernardinho, e que não canso de citá-lo, “aos campeões, o desconforto!”.
O exemplo mais clássico de saída da zona de conforto ocorre quando um jovem sai da casa dos pais e passa a viver por conta própria. É um momento muito desafiador, em que ele deve arcar com suas despesas, lavar e passar a própria roupa, cozinhar, limpar a casa e fazer consertos — tudo de forma independente.
E o que os seus filhos aprendem quando saem da zona de conforto?
- Desenvolvem atenção, disciplina, organização e capacidade de refletir;
- Entendem que não existe estabilidade e que podemos ser felizes em diferentes situações, já que a felicidade está dentro de nós;
- Aprendem a ter mais autonomia, iniciativa e força de vontade para lidar com situações novas;
- Enxergam os desafios de maneira madura e com estabilidade emocional para encontrar sempre o lado positivo das situações. No futuro, enfrentarão, de forma mais saudável, situações como mudança de emprego, de relacionamento, de casa, etc.
Agora que já entendemos o que é a zona de conforto e os benefícios de quando saímos dela, então não vamos deixar que ela pegue os nossos filhos! Vamos às 5 dicas de como os pais e mães podem preparar os seus filhos para não ficarem na zona de conforto:
Dica nº 1 – É aquela que sempre falamos aqui: Nós, pais e mães, somos os exemplos para os nossos filhos
Se eles observarem o pai ou a mãe enfrentando situações difíceis, tentando coisas novas ou superando seus medos, eles também poderão fazê-lo. Sair da sua própria zona de conforto é uma forma de mostrar a seus filhos tudo o que você pode desafiar, então temos que começar por nós mesmos.
Dica nº 2 – Comece com pequenos desafios
Não é uma questão de levar seu filho ao topo do prédio mais alto da vizinhança se ele tem medo de altura, ou de fazer sua filha falar em público se ela é tímida, mas de escolher desafios mais modestos que permitirão que seus filhos saiam da zona de conforto aos poucos. Conversar com outra criança no parque ou deslizar no escorregador mais alto, por exemplo. São essas pequenas coisas que lhes darão a sensação de progredir e superar seus medos.
Dica nº 3 – Deixe o seu filho “voar” sozinho
Repare o que acontece na natureza com os animais. Em grande maioria, os pais, ou mães, cuidam dos filhos, os preparam para ir em busca dos alimentos sozinhos e a se defenderem de predadores, procriarem e depois eles seguem a vida sozinhos, sem os pais.
Então, se o seu filho quer, e tem uma oportunidade de morar sozinho, seja em uma república ou na casa de parentes para estudar em uma cidade maior, ou um intercâmbio em outros países, e nessas horas sei que o coração de mãe aperta, deixe-o ir. É difícil para os pais e para eles, mas se querem e estão dispostos a enfrentarem o desafio, de saírem da zona de conforto, deixe-os ir. Eles vão aprender, e muito, com essa experiência e voltarão seres humanos muito mais maduros do que foram e mais experientes frente aos desafios da vida.
Dica nº 4 – Inspire seu filho
Pegue casos verídicos de pessoas que o seu filho admira e mostre a ele como essas pessoas saíram da zona de conforto e que não foi nada fácil. No caso do meu filho que adora futebol, temos vários casos de jogadores que saíram da zona de conforto para alcançar o sucesso ou aquele título tão desejado.
E a última dica, a de nº 5 – A falha é uma consequência
Só não erra quem não tenta. Se o seu filho sai da zona de conforto, tudo é novo para ele, então explique que falhar é normal.
Expor-se ao fracasso e aceitar que as coisas não saiam como planejado é o primeiro passo fora da zona de conforto. Isso ajuda nossos filhos a se tornarem resilientes e perseverantes. Os fracassos os ajudam a aprender a superar o desapontamento e a perceber que isso não é o fim do mundo.
E é isso o que ensinamos aos nossos alunos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes, são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes da cultura empreendedora que farão eles alcançarem os objetivos e sonhos. Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho! Aguardo você!
Obrigado e até!
Evandro Conti