Você sabia que seu filho se inspira em você?
Sim! Nós, adultos, somos verdadeiros espelhos que refletem comportamentos, habilidades e atitudes em uma criança ou adolescente. Tenho certeza de que vocês, como pais, têm o grande sonho de ver os seus filhos realizando sonhos e obtendo êxito em conquistas familiares e pessoais. Mas, para isso acontecer, é preciso que toda a família se comprometa. E o começo de tudo está no seu comportamento, como pai, mãe ou líder familiar.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para compartilhar com vocês 3 atitudes empreendedoras que podem influenciar no desenvolvimento humano do seu filho.
A COMUNICAÇÃO SEMPRE SERÁ A MELHOR FORMA DE GERAR RELACIONAMENTO
Como está o seu relacionamento com seus amigos, vizinhos e familiares? Vocês têm visto e se comunicado regularmente? Alguns de nossos alunos criaram, por exemplo, formas de se conectar com os amigos da escola, mesmo em tempos de isolamento social. Inclusive, a maioria usava deste momento como motivação para cumprir todas as tarefas propostas em sua rotina diária.
E não só isso! A comunicação precisa ser assertiva. Tenha certeza de que a sua mensagem é clara. Se possível, explique mais de uma vez! Aqui, em nossa escola, os próprios alunos ajudam uns aos outros a aprender o conteúdo da aula e com paciência! Explicou algo para o seu filho? Certifique-se que ele realmente compreendeu o que foi dito. Vocês podem fazer isso pedindo para que ele repita a informação recebida.
O APRENDIZADO NÃO TERMINA NA FACULDADE!
Perguntamos aos alunos quando eles terminariam os estudos. O interessante é que buscamos essa pergunta em um TEDx ministrado por Murilo Gun: “As escolas matam a aprendizagem”*, onde os adultos responderam que terminam os estudos após a graduação/pós-graduação. Adivinhem qual foi a resposta das crianças? Sim! Responderam o mesmo que os adultos: os estudos terminam após a formação escolar.
Isso é um mito! Na verdade, somos seres aprendentes-ensinantes mesmo antes do período escolar. Desde criança aprendemos nomes, cores e símbolos. E mesmo após nossa formação, continuamos aprendendo com o contexto em que vivemos. Aliás, esse é o significado de educar: aprendizado com o contexto. Então, você e seu filho aprendem com a cultura da família, com os jornais, leituras, vídeos e blogs! Apliquem este valor na cultura de vocês: o aprender é contínuo!
O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE SÃO A CHAVE PARA UMA ROTINA DE SUCESSO!
Talvez aqui você esteja pensando: “falar é fácil, o difícil é a prática”. Nós entendemos vocês, e desde já dizemos que rotina e disciplina pertencem a um processo de descobertas. Essas habilidades são adquiridas a longo prazo. Inclusive, é mais desafiador para uma criança ou adolescente desenvolverem senso de responsabilização: na adolescência, por exemplo, um indivíduo possui 80% da mentalidade formada. Sabe quais são os 20% restantes? Responsabilidade e tomada de decisão. Por isso seu filho precisa ver como vocês tomam decisões diárias e como enfrentam os desafios. Deixe que ele faça parte dos movimentos de escolha da família em momentos como: qual passeio vamos fazer? Como vamos economizar esse mês? Qual dia da semana vamos organizar a casa?
Fazendo assim, você ajuda seu filho a entender o papel dele na família como participante das decisões, e gradualmente ele começa a desenvolver uma mentalidade mais resoluta.
Lembrem-se: essas atitudes precisam ser desenvolvidas diariamente e o processo de transformação está no médio/longo-prazo. Não desistam! Inclusive, uma dica bônus: A PERSISTÊNCIA é uma das maiores habilidades que o seu filho irá perceber e refletir em sua própria vida!
Se você deseja aprender mais sobre as atitudes empreendedoras que contribuem para a formação humana do seu filho, agende uma aula experimental conosco!
Kamila Gomes
Empreendedora e Instrutora na Eu S/A Escola de Empreendedorismo