Você sabe o que é intraempreendedorismo? Literalmente um palavrão, certo? Você sabe a importância de você preparar o seu filho para o intraempreendedorismo? Vem com a gente para entender mais a respeito!
Cada vez mais as empresas estão contratando pessoas com perfil empreendedor. É o que chamamos de intraempreendedor, que é o profissional que empreende dentro de uma empresa ou organização. Como diz o grande empreendedor Geraldo Rufino: É empreender no CNPJ dos outros. Isto também é empreendedorismo!
O intraempreendedorismo é o colaborador que empreende dentro da empresa que ele trabalha. Ele é empreendedor procurando resolver os problemas da empresa, sendo proativo, focado em bater metas, que sabe trabalhar em equipe, que entrega resultados, disciplinado, resiliente, determinado, enfim, que pensa na empresa como um todo.
E vou mostrar alguns exemplos:
Na XP Investimentos, a maior corretora do Brasil com ações listadas na bolsa de Nova York, os 3 pilares de valores que desejam de atitudes dos colaboradores são: mente aberta, sonho grande e espírito empreendedor. Isso mesmo! Espírito empreendedor! E olha aí o Guilherme Benchimol que é o fundador da XP e um grande exemplo de empreendedorismo!
Percebam que estes 3 pilares se referem a atitudes, habilidades e comportamentos!
Vamos à diante!
Ainda na mesma XP, o seu sócio e diretor do braço de venture capital, Marcos Sterenkrantz, disse a seguinte frase:
“habilidades tradicionais do mercado de trabalho, baseadas em competências técnicas, vêm ocupando cada vez menos espaço nos processos seletivos e de contratação. Hoje, o mercado premia melhor as habilidades diretamente ligadas ao empreendedorismo”
E não é só na XP! Grande parte das empresas já estão à procura do espírito empreendedor em seus colaboradores! Veja este exemplo da Kinoplex que é uma grande rede de cinemas do Brasil. Foi eu mesmo quem tirou esta foto. Está estampado do lado de fora dos cinemas da rede.
Segundo pesquisa feita pela Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão com 1400 executivos de recursos humanos de diversos setores, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Olha só! Repetindo: 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.
No mundo corporativo existe o bordão: contrata-se pelo currículo e demite-se pelo comportamento. E é o que mais tem acontecido nos últimos anos.
Estamos falando de atitudes, habilidades e competências socioemocionais da cultura empreendedora, como determinação, espírito de liderança, disciplina, saber lidar com a pressão, foco em cumprir as metas e gerar resultados, resiliente, trabalhar em equipe, saber ouvir, resolver problemas, proativo, espírito de dono dentre outras habilidades.
Percebem! São competências socioemocionais. E quanto mais cedo trabalharmos com os nossos filhos, melhor! Pois são questões que têm a ver com a formação das pessoas ainda quando crianças e pré-adolescentes. Vem de casa, das experiências que tiveram quando crianças e adolescentes, das escolas que frequentaram, da influência dos amigos, e da criação que nós, pais e mães, damos aos nossos filhos.
Um dos maiores conhecimentos que Freud trouxe à psicologia foi quando mencionou que a experiência da infância tem uma forte influência sobre a personalidade adulta.
No mundo em que a inteligência artificial fará grande parte dos trabalhos operacionais, ser capaz de criar soluções para os problemas fará dos jovens de hoje, profissionais de destaque no futuro.
E o MEC, Ministério da Educação e Cultura, percebeu a importância deste perfil e, em 2018, através da BNCC, Base Nacional Comum Curricular que é o instrumento normativo do MEC, incluiu 6 competências socioemocionais para o ensino fundamental de todas as escolas públicas e privadas do Brasil, além da educação financeira, que é importantíssima!
E é isso que fazemos com os nossos alunos, ensinamos a cultura empreendedora e a educação financeira, alinhada à BNCC, de uma forma lúdica e apropriada às idades, preparando-os para se tornarem profissionais intraempreendedores de sucesso! Agende uma aula experimental gratuita para conhecer mais.
Obrigado e até o próximo encontro!