A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e como tudo na vida tem o lado bom e o  ruim. O lado bom é que facilita a nossa vida, pois as reuniões são online, podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, enfim, cada vez mais conectados. O lado ruim é que estamos cada vez mais escravos da tecnologia praticamente 24 horas.

Cada vez mais somos passivos diante a tecnologia e estamos à mercê dela. São mensagens que chegam a qualquer momento e você tem que responder quase que imediatamente, são e-mails para serem respondidos, videoconferências a serem feitas que, mesmo em casa, não temos tempo para a família.

E mesmo não sendo nada de trabalho, quem não quer dar aquela espiadinha no reels,  tiktok e insta, e quando se deu conta já foram 2 horas ali no celular!

Tenho percebido isso comigo também, é o trabalho, os amigos, e quando a gente vê. Lá foi o dia! E aí a gente fala que não tem tempo para nada. Mas tempo é prioridade!

Resolvi mudar, fazer diferente e encontrei a verdadeira aula de empreendedorismo para os meus filhos e que você pode dar para os seus.

Vamos à aula de empreendedorismo inesquecível para o seu filho?

Comecei a perceber que nós, pais, estamos ficando mais distantes dos nossos filhos por conta da tecnologia e estamos deixando os dois maiores bens nossos para trás. E não tem volta! Que são os filhos e o outro é o nosso tempo. Dois itens que não tem como comprar: o tempo que passamos com os nossos filhos. O tempo que passou, passou, não tem como comprar este tempo por dinheiro no mundo! Deixa o Marco Piangers saber disso. Para quem não conhece, vai essa dica para segui-lo nas redes sociais, pois ele consegue dar um tapa de luva de pelica na nossa cara na relação pais e filhos.

Relembrei lá atrás quando o meu filho mais velho era pequeno e a escola recomendava: sabemos que os dias estão corridos para os pais e quando vcs chegam em casa estão cansados, mas separe, pelo menos, 30 minutos por dia para você ficar com o seu filho.

Dessa forma, comecei a destinar um tempo do meu dia para os meus filhos, sem celular, seja brincando, vendo televisão, desenhando com eles, jogando, conversando, enfim, convivendo com eles.. E quando não foi a minha surpresa que resultados surpreendentes começaram a aparecer.

Vou citar alguns exemplos a seguir:

Estávamos jogando Uno, eu e os meus dois filhos, quando eu venci a partida e os dois continuaram jogando para saber quem era o 2º e o 3º. Já no jogo vi as características empreendedoras de cada um: um negociando com o outro e fazendo um trabalho de equipe para não permitir que eu vencesse o jogo. O Tiago de 6 anos perdeu duas vezes e achei que ele ia abrir um chororô danado, mas não, perdeu, não chorou e queria jogar mais para poder ganhar na próxima. Olha o espírito empreendedor de aprender com as derrotas e treinar para ganhar na próxima. Ainda neste episódio do jogo o Uno, como tinha saído do jogo, disse a eles para irem jogando que eu ia lavar a louça na cozinha. Depois de um tempo a partida deles acabou e o Tiago de 6 anos veio ajudar a lavar a louça. Olha aí a fotinha para comprovar! Confesso que fiquei surpreso novamente e lembrei que nós somos o exemplo para os nossos filhos. Lidere pelo exemplo. Dessa forma, estamos ensinando liderança para eles.

Depois do jogo de Uno partimos para a brincadeira de massinha em conjunto. É aquela massinha de areia. Que delícia ficar amassando aquilo! Parecia uma terapia! E logo o Lucas de 10 anos disse para fazermos um boneco cada um e depois iríamos unir os bonecos. Olha o espírito de equipe, planejamento e liderança aflorando! Nós três fazíamos uma parte e ele ia orientando como deveria ser para chegar no boneco final com a participação de todos. Foco no resultado, mas sem deixar de curtir o processo! Mais uma regrinha do empreendedorismo.

Terceira atividade. Fomos para o desenho. Pensamos no que seria necessário para os desenhos e cada um trouxe o que iria precisar para o que estava pensando em desenhar. Olha aí noções de planejamento novamente. Um ajudava o outro, pois o Lucas tem visto alguns vídeos no Youtube de técnicas de desenho e ajudava eu e o Tiago com traços que não sabíamos fazer e ainda deu dicas de sombreamento e degradê. Uma das melhores formas de aprender é ensinando, compartilhando. Mais uma dica de empreendedorismo colocada em prática. Vejam vocês os resultados das nossas obras primas: do Lucas, Tiago e a minha!

E por fim, outro dia, o dente do Tiago caiu e aí tem a fada do dente que todos vcs já conhecem. Comprei um quebra-cabeça para a idade dele e colocamos embaixo do travesseiro em troca do dente que caiu. No dia seguinte, ele acordou todo empolgado porque era o quebra-cabeça do homem-aranha e fomos montar. Perfeito trabalho de equipe em busca do resultado final. Colocamos a foto da caixa na nossa frente e cada um pegou uma parte para montar. Um ajudando o outro e no final juntamos o que cada um fez para chegarmos ao resultado final e voilá! Com trabalho em equipe, planejamento e foco no resultado, chegamos ao objetivo final, e o melhor de tudo, brincando em família!

Com estes exemplos e os diversos resultados, pude perceber que a verdadeira aula de empreendedorismo que podemos dar aos nossos filhos é separar um tempo nosso para curti-los, passar experiência, dar o exemplo, pois afinal de contas, nós, pais, somos a maior referência para eles. Eles nos enxergam como super-heróis, independente do que cada um de nós somos! Faça esse esforço! Dedique um tempo com seus filhos! Esqueça o celular e dedique de corpo e alma! Você vai ver como faz bem para a alma de todos!

Confesso que o tempo passou rápido, nos divertimos até, saí com a cabeça leve e tranquila e pude ver naquelas duas carinhas a felicidade daqueles momentos que foram imortalizados por fotos e que ficaram em nossas memórias.

E aí? Gostaram destes exemplos? Foi uma verdadeira aula de empreendedorismo, concordam?

E é isso que nós, da Eu S/A Escola de Empreendedorismo fazemos: apoiamos as crianças e os adolescentes a desenvolverem o seu lado empreendedor que levarão para toda a vida! Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho conhecer mais sobre a escola!

Evandro Conti

CEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho

Como desenvolver a maturidade emocional em seu filho? Sabe por que ela é importante para as vidas dos pais e das mães, e para a dos filhos? Sabia que tem como desenvolvê-la em nós e em nossos filhos? Hoje daremos as respostas a essas perguntas. Fique conosco até o...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us