A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e como tudo na vida tem o lado bom e o  ruim. O lado bom é que facilita a nossa vida, pois as reuniões são online, podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, enfim, cada vez mais conectados. O lado ruim é que estamos cada vez mais escravos da tecnologia praticamente 24 horas.

Cada vez mais somos passivos diante a tecnologia e estamos à mercê dela. São mensagens que chegam a qualquer momento e você tem que responder quase que imediatamente, são e-mails para serem respondidos, videoconferências a serem feitas que, mesmo em casa, não temos tempo para a família.

E mesmo não sendo nada de trabalho, quem não quer dar aquela espiadinha no reels,  tiktok e insta, e quando se deu conta já foram 2 horas ali no celular!

Tenho percebido isso comigo também, é o trabalho, os amigos, e quando a gente vê. Lá foi o dia! E aí a gente fala que não tem tempo para nada. Mas tempo é prioridade!

Resolvi mudar, fazer diferente e encontrei a verdadeira aula de empreendedorismo para os meus filhos e que você pode dar para os seus.

Vamos à aula de empreendedorismo inesquecível para o seu filho?

Comecei a perceber que nós, pais, estamos ficando mais distantes dos nossos filhos por conta da tecnologia e estamos deixando os dois maiores bens nossos para trás. E não tem volta! Que são os filhos e o outro é o nosso tempo. Dois itens que não tem como comprar: o tempo que passamos com os nossos filhos. O tempo que passou, passou, não tem como comprar este tempo por dinheiro no mundo! Deixa o Marco Piangers saber disso. Para quem não conhece, vai essa dica para segui-lo nas redes sociais, pois ele consegue dar um tapa de luva de pelica na nossa cara na relação pais e filhos.

Relembrei lá atrás quando o meu filho mais velho era pequeno e a escola recomendava: sabemos que os dias estão corridos para os pais e quando vcs chegam em casa estão cansados, mas separe, pelo menos, 30 minutos por dia para você ficar com o seu filho.

Dessa forma, comecei a destinar um tempo do meu dia para os meus filhos, sem celular, seja brincando, vendo televisão, desenhando com eles, jogando, conversando, enfim, convivendo com eles.. E quando não foi a minha surpresa que resultados surpreendentes começaram a aparecer.

Vou citar alguns exemplos a seguir:

Estávamos jogando Uno, eu e os meus dois filhos, quando eu venci a partida e os dois continuaram jogando para saber quem era o 2º e o 3º. Já no jogo vi as características empreendedoras de cada um: um negociando com o outro e fazendo um trabalho de equipe para não permitir que eu vencesse o jogo. O Tiago de 6 anos perdeu duas vezes e achei que ele ia abrir um chororô danado, mas não, perdeu, não chorou e queria jogar mais para poder ganhar na próxima. Olha o espírito empreendedor de aprender com as derrotas e treinar para ganhar na próxima. Ainda neste episódio do jogo o Uno, como tinha saído do jogo, disse a eles para irem jogando que eu ia lavar a louça na cozinha. Depois de um tempo a partida deles acabou e o Tiago de 6 anos veio ajudar a lavar a louça. Olha aí a fotinha para comprovar! Confesso que fiquei surpreso novamente e lembrei que nós somos o exemplo para os nossos filhos. Lidere pelo exemplo. Dessa forma, estamos ensinando liderança para eles.

Depois do jogo de Uno partimos para a brincadeira de massinha em conjunto. É aquela massinha de areia. Que delícia ficar amassando aquilo! Parecia uma terapia! E logo o Lucas de 10 anos disse para fazermos um boneco cada um e depois iríamos unir os bonecos. Olha o espírito de equipe, planejamento e liderança aflorando! Nós três fazíamos uma parte e ele ia orientando como deveria ser para chegar no boneco final com a participação de todos. Foco no resultado, mas sem deixar de curtir o processo! Mais uma regrinha do empreendedorismo.

Terceira atividade. Fomos para o desenho. Pensamos no que seria necessário para os desenhos e cada um trouxe o que iria precisar para o que estava pensando em desenhar. Olha aí noções de planejamento novamente. Um ajudava o outro, pois o Lucas tem visto alguns vídeos no Youtube de técnicas de desenho e ajudava eu e o Tiago com traços que não sabíamos fazer e ainda deu dicas de sombreamento e degradê. Uma das melhores formas de aprender é ensinando, compartilhando. Mais uma dica de empreendedorismo colocada em prática. Vejam vocês os resultados das nossas obras primas: do Lucas, Tiago e a minha!

E por fim, outro dia, o dente do Tiago caiu e aí tem a fada do dente que todos vcs já conhecem. Comprei um quebra-cabeça para a idade dele e colocamos embaixo do travesseiro em troca do dente que caiu. No dia seguinte, ele acordou todo empolgado porque era o quebra-cabeça do homem-aranha e fomos montar. Perfeito trabalho de equipe em busca do resultado final. Colocamos a foto da caixa na nossa frente e cada um pegou uma parte para montar. Um ajudando o outro e no final juntamos o que cada um fez para chegarmos ao resultado final e voilá! Com trabalho em equipe, planejamento e foco no resultado, chegamos ao objetivo final, e o melhor de tudo, brincando em família!

Com estes exemplos e os diversos resultados, pude perceber que a verdadeira aula de empreendedorismo que podemos dar aos nossos filhos é separar um tempo nosso para curti-los, passar experiência, dar o exemplo, pois afinal de contas, nós, pais, somos a maior referência para eles. Eles nos enxergam como super-heróis, independente do que cada um de nós somos! Faça esse esforço! Dedique um tempo com seus filhos! Esqueça o celular e dedique de corpo e alma! Você vai ver como faz bem para a alma de todos!

Confesso que o tempo passou rápido, nos divertimos até, saí com a cabeça leve e tranquila e pude ver naquelas duas carinhas a felicidade daqueles momentos que foram imortalizados por fotos e que ficaram em nossas memórias.

E aí? Gostaram destes exemplos? Foi uma verdadeira aula de empreendedorismo, concordam?

E é isso que nós, da Eu S/A Escola de Empreendedorismo fazemos: apoiamos as crianças e os adolescentes a desenvolverem o seu lado empreendedor que levarão para toda a vida! Agende uma aula experimental gratuita para o seu filho conhecer mais sobre a escola!

Evandro Conti

CEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Ensine a seu filho qual é o bem mais valioso!

Ensine a seu filho qual é o bem mais valioso!

Neste texto vamos falar de um tema muito importante e é o que temos de mais valioso. Sabem qual é? Vou dar algumas dicas: Quando ele é mal gasto é desperdiçado para sempre;Você não consegue comprá-lo, depois que passou, passou. Não tem como voltar atrás. Você tem que...

Ensinando psicologia financeira a seu filho

Ensinando psicologia financeira a seu filho

O tema do nosso texto é: Ensinando Psicologia Financeira a seu Filho! Como é que é, Evandro! Psicologia financeira? Mas finança não é uma ciência exata? O que tem a psicologia a ver com finança? Aí é que você se engana! Aquilo que vemos no nosso extrato bancário, as...

Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Como o esporte estimula o espírito empreendedor em seu filho?

Qual é o esporte que estimula o espírito empreendedor em seu filho? A resposta é simples: todos! Todos os esportes precisam primeiro da vontade de quem pratica para começar o treino. Treinar não é fácil. É desgastante, mas com disciplina, dedicação e foco você diz não...

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Tenho aprendido muito com os meus filhos, principalmente nos períodos da época de pandemia em que fiquei mais tempo com eles em casa com o lockdown e o home-office. Devido à inocência deles e por não terem preconceitos, podemos aprender, e muito, o espírito...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us