Os atletas são grandes empreendedores e podemos aprender muito com eles!

Estamos neste ano de olimpíada e podemos perceber que os atletas são grandes empreendedores. Aliás, ser atleta precisa muito ter espírito empreendedor e temos muito que aprender com eles, os atletas.

Logo quando uma criança vê um atleta olímpico disputando uma olimpíada ou ganhando uma medalha já quer ser o campeão. Os olhos brilham e logo pensam: quero ser igual a ele.

Mal sabem que a caminhada é árdua, extenuante e a longo prazo. Muitos desistem no meio do caminho! Poucos chegam lá!

Nesta olimpíada vimos atletas brasileiros se superando desde o início da carreira. Vamos pegar o caso da medalhista de prata na ginástica olímpica, Rebeca Andrade. Começou a treinar aos 4 anos em um projeto social no interior de São Paulo. Tem a ginasta Dayane dos Santos como referência e sonhava em ser igual. Ia ao treino de bicicleta na garupa do irmão ou não ia, pois não tinha dinheiro para a condução. Sua mãe era diarista e sustentava os filhos que moravam em uma casa de apenas um cômodo. Saiu de casa aos 9 anos para se dedicar ao esporte. Teve 3 lesões graves no joelho e pensou em desistir. Foi sua mãe quem não deixou. Lógico, essa é uma história de vida muito resumida. Hoje ela é atleta do Flamengo e medalha de prata em uma olimpíada, sendo a primeira brasileira medalhista olímpica da ginástica. 

A vida de Rebeca é muito parecida com grande parte dos brasileiros, principalmente os atletas. Mas o que podemos tirar de lição para o empreendedorismo.

Mas antes de tudo, o empreendedor precisa do sonho, do objetivo, e neste caso, a Rebeca tinha a Dayane dos Santos como uma referência e seu sonho era ser medalhista olímpica.

Disciplina é a base do processo. Dos treinos. Ia de bicicleta, ou de qualquer outra forma. E treinava, treinava e melhorava.

Recebeu o convite para sair de casa aos 9 anos e ir morar em Curitiba para treinar. Teve a coragem de enfrentar o desconhecido. Confiava nela mesma. E o protagonismo falava alto.

Persistência. Quando morava sozinha, ainda pequena, ligava para a mãe, pois ela não estava aguentando os treinos exaustivos e a cobrança excessiva da perfeição. Mas a mãe estava sempre do lado, para encorajá-la. Dessa forma, estava ao lado de pessoas que acreditavam nela e no seu potencial. Tinha as pessoas certas ao seu lado.

Teve 3 lesões graves e pensou em desistir. Novamente a mãe estava por perto para fazê-la desistir.

Treino após treino os resultados iam melhorando. Pan-americano, mundiais e cada vez mais aprimorando e melhorando. Durante o processo de treinos, melhorias os resultados iam aparecendo. Largava a mão de tudo como baladas, festas para ir em busca do seu sonho. Afinal, a cada dia que deixava de treinar, o seu sonho ficava mais distante. Tinha foco no sonho! 

Esteve nas olimpíadas do Rio-2016 e ficou em 9º lugar na ginástica. Não desistiu. Passou por cirurgias, ganhou peso, e nova lesão em 2019. Conseguiu a vaga na última chance, no Panamericano de 2020. E hoje é medalhista olímpica entre as melhores do mundo.

Há muito esforço, dedicação, pressão, treino, repetição, busca pela melhoria, disciplina, foco, mas só assim é que conseguimos ir em busca dos sonhos.

“Não desistam, acreditam no sonho de vocês e sigam firmes!”
Rebeca Andrade

É isso que fazemos na Eu S/A Escola de Empreendedorismo: Encorajar crianças e jovens a perseguirem os seus sonhos através da cultura empreendedora, contribuindo para a sua formação humana.

Agende uma aula experimental gratuita conosco e venha ser o protagonista da sua vida! Escreva a sua própria história!

Evandro Conti

Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Aprendendo empreendedorismo com os filhos

Tenho aprendido muito com os meus filhos, principalmente nos períodos da época de pandemia em que fiquei mais tempo com eles em casa com o lockdown e o home-office. Devido à inocência deles e por não terem preconceitos, podemos aprender, e muito, o espírito...

Como os jogos de tabuleiro ensinam empreendedorismo a seu filho!

Como os jogos de tabuleiro ensinam empreendedorismo a seu filho!

Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças e jovens. Eles fazem parte do planejamento pedagógico das escolas e proporcionam diversas contribuições, como desenvolvimento motor, social, cultural, entre outros. Os jogos de tabuleiro...

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

A verdadeira aula de empreendedorismo para seu filho

Estamos em um mundo cada vez mais tecnológico e como tudo na vida tem o lado bom e o  ruim. O lado bom é que facilita a nossa vida, pois as reuniões são online, podemos conversar com pessoas do outro lado do mundo, enfim, cada vez mais conectados. O lado ruim é...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us