Quais as habilidades empreendedoras que geram autonomia de vida para o seu filho?

Kamila Gomes
Psicopedagoga e Instrutora de Empreendedorismo na Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Quais as habilidades empreendedoras que geram autonomia de vida para o seu filho?

Você já parou para pensar que desenvolvemos habilidades empreendedoras desde crianças? Sim, as escolhas que fazemos quando pequenos, mesmo que simples, podem ser consideradas um ato de empreender.

No dicionário a palavra ‘escolher’ significa: a preferência de alguma coisa, dentre outras opções. Nem sempre é fácil fazer escolhas quando levamos esse contexto para a escola. Um exemplo disso é quando refletimos sobre nossas ações na adolescência: escolha dos materias escolares, da carteira onde iríamos assentar (e que a professora, na maioria das vezes, tinha que substituir por causa das nossas conversas paralelas com os amigos), a escolha do lanche da cantina e até a forma de estudar determinado conteúdo.

O fato é que, na maioria das vezes, escolhemos seguir um padrão seja por influência (devido ao cognitivo imaturo) ou por ser a forma mais fácil de conquistar algo. Mas temos uma escolha que foge ao padrão, que é o aprender a aprender.

Precisamos descobrir como aprender algo novo

Com a experiência no trabalho e em observação às pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, percebemos a existência de diferentes formas de aprender de acordo com as nossas habilidades. Para compreendermos isso, precisamos quebrar alguns preconceitos como: 

  • Deixar de lado a ideia que paramos de estudar quando nos formamos em um curso superior. Todos os dias estamos em constante aprendizado, seja através da leitura de um livro, de uma revista e até mesmo em um post nas redes sociais;
  • Temos habilidades diferentes e, por isso, não somos ‘burros’ quando não entendemos algo novo. Só precisamos descobrir como aprender algo novo;

Agora que nos colocamos nessa postura de observadores e percebemos esse novo contexto em relação às escolhas e habilidades, quais escolhas você faria em sua adolescência se soubesse disso? Posso citar alguns exemplos: transformar o estudo em um jogo para aprender através de experiências diferentes ou estudar com um grupo de amigos e aprender de forma mais simples um conteúdo que parecia difícil.

Descobrir como aprender é portanto uma das habilidades empreendedoras mais importantes que temos e é preciso desenvolvê-la logo no começo da nossa caminhada.

Deixem as crianças serem crianças

Estamos vivendo um período desafiador com grandes mudanças no mundo, por causa desse ‘novo normal’. Podemos dizer que são dias de muitas escolhas como, por exemplo, ajudar uma criança a lidar com a tomada de decisões através da gestão emocional e descobrir suas habilidades para utilizá-las de forma eficiente.

E você sabe como isso pode ser feito? 

Deixando as crianças serem crianças: aprendendo com a brincadeira, com as experiências que lhes dão prazer e que os ajudarão a crescerem sem os bloqueios padrões de criatividade que desenvolvemos no decorrer da vida adulta. Por isso, quanto antes desenvolvermos nossas habilidades de empreender e descobrir a nossa forma de aprender, melhor. 

Repare que as escolhas colocadas diante de uma criança dessa nova geração são decisões semelhantes às que você pode tomar para a sua vida como adulto. Não quero te influenciar a gostar da matéria X ou de todos os setores da empresa em que trabalha, mas quero que você tenha atenção no mundo que está ao seu redor e no que você pode aprender com ele.

A dor de uma criança quando não aprende algo com facilidade, traz uma leve lembrança da dor que sentimos quando não compreendemos uma tarefa proposta e levamos bronca por isso. A diferença é que as suas escolhas de agora, ou melhor, a partir de agora, podem ser o start para transformar a vida de uma criança, de um amigo, ou até da sua própria vida. E por isso, para finalizar, te proponho: o que você ESCOLHE viver no AGORA?

Por que ensinar Educação Financeira para Crianças?

Por que ensinar Educação Financeira para Crianças?

Evandro ContiCEO da Eu S/A Escola de Empreendedorismo De acordo com a pesquisa da Onze - Empresa de Previdência Digital - com 1535 pessoas, 71% das pessoas entrevistadas consideram que os problemas financeiros são a principal fonte de preocupação, estando à frente de...

Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Desenvolvendo a criatividade para solução de problemas

Por Gabriela CristinaSupervisora Pedagógica na Eu S/A Escola de Empreendedorismo Já parou para pensar no quanto você é criativo? Talvez você pense: “ mas eu não sou nada criativo”. E é aqui que está o erro. Pode ser que você não se sinta criativo, mas a criatividade é...

Empreendedorismo se aprende cedo – Jornal Estado de Minas

Empreendedorismo se aprende cedo – Jornal Estado de Minas

Evandro ContiPresidente da EU/S.A. Desde pequenos, quando pensamos no que vamos ser “quando crescer” escutamos frases do tipo: “Isso não dá dinheiro”; “Você não nasceu para isso”; “Você não tem o dom”; “Quero que você seja engenheiro, igual a mim”; “Isso não é...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.