Pequenos empreendedores: conheça alguns negócios criados por crianças – Blog da Indústria de Laticínios Mococa

A experiência de empreendedorismo é uma aliada no processo de aprendizagem

Você já ouviu falar nos pequenos empreendedores? Elas utilizam a criatividade para desenvolver novas ideias de negócios enquanto estão brincando, desenhando ou jogando com os amigos e assim encontrar soluções para pequenos problemas, isso acontece principalmente se elas estão imersas em um ambiente que fomenta o empreendedorismo.

Evandro Conti, CEO e fundador da EU S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes, conta que, principalmente, durante a pandemia, muitas crianças ficaram em casa e tiveram oportunidades de exercitar a criatividade para desenvolver os seus projetos.

O primeiro passo é entender o que é empreender e o que é empreendedorismo: “o empreendedorismo não é apenas desenvolver uma ideia de negócio, é um estado de ser, ter atitude perante a vida e perante os desafios dela para atingir os seus sonhos”, ressalta.Para isso é fundamental desenvolver, além da inteligência emocional, a disciplina, a determinação, a resiliência, o foco, o planejamento e a educação financeira. “A disciplina e o planejamento podem começar a ser desenvolvidos pelos pais em casa, quando a criança é orientada a arrumar a cama todos os dias, por exemplo”, complementa.

Pequenos empreendedores que ganharam destaque nos negócios

Conheça a seguir quatro exemplos de crianças que desenvolveram o seu espírito empreendedor logo cedo e hoje fazem sucesso com os seus pequenos negócios:

Leanna Archer

Leanna Archer é uma empresária e filantropa americana que ficou conhecida por sua história inspiradora. Ela nasceu em 1995, em Nova Iorque e, aos 9 anos de idade, começou a ajudar sua avó a fazer produtos naturais para o cabelo usando receitas familiares de sua herança haitiana. Aos 11 anos, ela já estava vendendo seus produtos com sucesso através de sua marca “Leanna’s Inc.”.

João Camargo

João Camargo é um jovem brasileiro apaixonado por culinária, que descobriu sua paixão por fazer doces. Ele fundou sua primeira empresa aos 12 anos, transformando sua habilidade na cozinha em um negócio de sucesso. Com determinação e criatividade, João conquistou reconhecimento na indústria de doces e se tornou uma inspiração para jovens empreendedores. Sua história é um exemplo de como a paixão e o empreendedorismo podem levar ao sucesso desde tenra idade.

Cory Nieves

João Pedro Miranda Caldas

João começou a tirar fotos em Paris e transformou o seu hobby em um negócio lucrativo, aos 13 anos. O jovem brasileiro ganhou destaque ao vender suas fotos pela internet. Ele começou a sua jornada como fotógrafo amador, compartilhando suas imagens em redes sociais e, eventualmente, criou uma loja on-line para comercializar suas fotografias.

Crianças empreendedoras: qual o benefício no processo de aprendizagem

A experiência de empreendedorismo é uma ótima aliada no processo de aprendizagem, pois os pais ao estimularem as crianças nessas atividades, seja na escola ou em família, podem ter como resultado futuras crianças empreendedoras e mais atuantes em suas comunidades. Confira os benefícios de estimular o empreendedorismo em crianças através das brincadeiras:

– Empatia

– Autonomia

– Proatividade

– Criatividade

– Trabalho em equipe

– Capacidade de resolução de problemas

Ensinar uma criança a empreender desde cedo, mesmo a partir de pequenas ideias, é uma forma de prepará-la para o futuro. O empreendedorismo pode desenvolver, através da fantasia e faz de conta (brincadeiras), algumas características fundamentais para o desenvolvimento dela no âmbito profissional quando adultas.

Fonte: Blog da Indústria de Laticínios Mococa – mococa.com.br

Empreendedorismo se aprende cedo – Jornal Estado de Minas

Evandro ContiPresidente da EU/S.A. Desde pequenos, quando pensamos no que vamos ser “quando crescer” escutamos frases do tipo: “Isso não dá dinheiro”; “Você não nasceu para isso”; “Você não tem o dom”; “Quero que você seja engenheiro, igual a mim”; “Isso não é...

Need Help? Chat with us