Ensinando a cultura digital a seu filho

A BNCC que é a Base Nacional Curricular e braço normativo do Ministério da Educação e Cultura para as escolas públicas e privadas do Brasil trouxe para a educação 10 competências a serem trabalhadas com os alunos. E a competência que vamos falar hoje é a inserção da cultura digital na educação do seu filho.

A cultura digital pode ser utilizada tanto dentro das escolas, com videoaulas ou avaliações online, por exemplo, quanto dentro da sua própria casa, pois que filho que não está familiarizado com os jogos online, internet, redes sociais, aplicativos e o metaverso, não é mesmo?

O domínio das tecnologias é fundamental para a inserção de crianças e adolescentes na sociedade. Trata-se de um primeiro passo para que as novas gerações alcancem o protagonismo na vida pessoal e profissional. Conhecer o mundo virtual é uma habilidade que os pais e as escolas precisam incentivar.

E neste artigo vamos dar 5 dicas de como vocês, pais e mães, podem utilizar a cultura digital a seu favor, com seu filho e dentro de casa. Fique conosco até o final de confira!

Mas o que diz a BNCC com relação à cultura digital:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Nesse contexto, é preciso lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos filhos, mas sim de utilizá-las com os filhos para que construam conhecimentos COM e SOBRE o uso dessas tecnologias.

As crianças e os jovens usam a tecnologia cada vez mais no dia a dia. Então, ela pode ser uma ótima aliada para garantir o seu engajamento no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências que levam à formação integral dos estudantes.

Então vamos às 5 dicas de como vocês, pais e mães, podem ensinar e incentivar a cultura digital aos filhos:

Dica nº 1 – Incentivando a programação em seu filho. 

Existe uma plataforma gratuita na internet que ensina os primeiros passos na programação que é o Scratch, tanto para crianças quanto para os adolescentes.

O Scratch é uma linguagem de programação criada pela universidade americana MIT. Tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes. Então vale a pena passar esta plataforma a seus filhos e aproveitem!

Dica nº 2 – Uso das redes sociais. 

O que acontece muito é que os filhos ficam vendo vídeos que não agregam muito valor para as vidas deles, com algumas exceções de vídeos e de filhos. Mas muitos pais têm preconceitos com a rede social, mas vou mostrar a vocês como ela pode ser a sua aliada. Combine com os filhos que um percentual do tempo que gastam nas redes sociais vá para páginas que agregam conhecimento e valor. Ah, muito importante isso, que o seu filho goste! Não adianta você impor. Ele tem que ter prazer e curiosidade. Se é uma página de ciência, de história, de esporte, por exemplo, ele vai aprender algo de valor e depois puxe conversa com ele a respeito. Envie vídeos a eles, incentive-os e converse a respeito depois.

Vou dar algumas dicas das principais redes sociais:

YouTube – O YouTube é uma das melhores redes sociais para quem quer aprender. Na plataforma, é possível encontrar canais de professores, cursos, escolas, canais de ciências como o Discovery, ou de história com o History Channel das TVs a cabo, como exemplo, que compartilham conhecimentos de forma gratuita.

Facebook – Nem todo mundo gosta de usar mais, mas existem várias páginas dedicadas a dicas de educação. Um bom exemplo está nas páginas que ensinam regras gramaticais e publicam orientações básicas diariamente.

Você também pode aproveitar para entrar em grupos, que permitem a troca de informações e dão sugestões de estudos.

Instagram e Tiktok – acompanhar as contas de especialistas em diferentes matérias. Existem dezenas de professores online, seja de inglês ou de temas mais complexos, como cálculo, por exemplo. Existem muitos educadores que se propõem a dar dicas de estudos.

Whatsapp – você pode criar grupos de estudos com amigos, propondo encontros online semanais ou quinzenais.

Os grupos de whatsapp também são ótimos para compartilhar dúvidas e até disponibilizar materiais de estudos que você encontrar na internet.

Dica nº 3 – Incentive o uso de livros digitais. 

Além de incentivar o excelente hábito da leitura que todos já sabem os benefícios, os e-books não têm peso, não ocupam espaço físico, ou seja, você pode carregar apenas um ou uma centena no celular sem preocupações e são muito mais ecológicos do que os tradicionais simplesmente porque não consomem papel para serem feitos. Nós aqui da Eu S/A Escola só utilizamos e-books dos nossos conteúdos, assim como eu já incorporei no meu dia a dia pessoal também.

Os livros digitais estarão atualizados, além de promover a interação com marcações de partes interessantes e compartilhamento com os amigos para uma discussão, por exemplo.

Dica nº 4 – Use e abuse do Google

Uma ressalva é que aqui não é um merchan, mas quando você cria uma conta no Google para o seu filho e você fica responsável, ele pode utilizar o Google Planilhas e entrar no mundo das planilhas, cálculos, controles, planejamentos preparando-o para o mundo adulto, pois quem nunca utilizou uma planilha eletrônica ou o popular excel, certo?

Com a conta do Google você acessa também o aplicativo de texto para escrever trabalhos escolares, mensagens, artigos e até roteiros para vídeos como este daqui. E pelo Google você terá diversas outras ferramentas gratuitas, úteis para o dia a dia dos filhos e da vida adulta também. Quem nunca utilizou o Meet, principalmente durante e depois da pandemia?

E a última dica, a de nº 5 – Incentive o metaverso.

Nos últimos anos, a criação de um universo virtual, compartilhado e hiper-realista virou o centro das atenções. Um universo virtual inteiro, onde cada pessoa possa ser, fazer e construir o que quiser, que é o Metaverso.

Com a possibilidade de gerenciar uma outra realidade, ou ter perguntas respondidas a um clique, os filhos não se contentam mais com o aprendizado atual que é antigo. Mas agora estão vindo os jogos interativos, vídeos, quiz e outras dinâmicas digitais já estão sendo incorporadas no ensino via internet para atender esta nova demanda de estudantes que estão mais conectados do que nunca.

A internet e a inteligência artificial estão resolvendo a maioria dos questionamentos e ressignificando o papel do ensino em geral, tanto em casa quanto nas escolas.

São os óculos de realidade virtual em que os alunos fazem uma viagem por dentro do corpo humano e tocando de forma virtual nos órgãos em que, ao tocá-los, uma voz fala o nome e qual é a sua função. Através do mesmo óculos de realidade virtual o seu filho vai passear virtualmente lá em 1500 quando o Brasil foi descoberto ou quando o homem foi à lua pela primeira vez ou no momento exato em que Thomas Edison descobriu a lâmpada. Então busque entender sobre esta tecnologia que já faz parte da nossa realidade e incentive o seu filho que já está dentro deste mundo, há tempos,

E é isso que ensinamos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo para crianças e adolescentes, são as formas de incentivar a cultura digital na formação dos alunos. Agende uma aula experimental gratuita para conhecerem mais!

Um abraço, obrigado e até o próximo artigo! 

Evandro Conti

Eu S/A Escola de Empreendedorismo

Como ensinar a inflação a seu filho!

Como ensinar a inflação a seu filho!

No Brasil ainda são poucas as escolas que ensinam educação financeira, algo que já deveria ocorrer desde 2020, conforme instrução do MEC, Ministério da Educação e Cultura. Como não temos este hábito desde pequeno, pois não nos fora ensinado a educação financeira desde...

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Inteligência Emocional e Financeira para seu filho

Vamos falar de uma dica que interfere tanto na inteligência emocional e financeira. Algumas pessoas me perguntaram: mas, Evandro o que este tema tem a ver com empreendedorismo? Eu respondo: Tudo!  O empreendedorismo é você preparar o seu filho para encarar os...

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho

Como ensinar humildade a seu filho no mundo em que estamos vivendo, cada vez menos estamos vendo algo que é primordial para o crescimento individual de cada ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. E é algo primordial para a boa convivência na...

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

A importância dos aspectos socioemocionais para seu filho!

Recentemente, conversei com um pai cuja filha participou de uma aula experimental conosco. Nessa aula, abordamos o tema dos comportamentos empreendedores, pois um dos nossos cinco pilares de conteúdo engloba os aspectos socioemocionais e então falamos sobre...

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Elas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies no site.

Need Help? Chat with us