Você já percebeu o quanto de informações recebemos ao longo do dia? No celular são as notificações dos aplicativos, dos meios de comunicação que mais usamos: WhatsApp, Instagram, TikTok, e-mail, YouTube, Facebook, Twitter… para! Como manter o foco com esse tanto de informação?
Com os nossos filhos, é o mesmo! TV, computador, celular, YouTubers, vídeo games e muito mais. Você, provavelmente, já precisou chamar a atenção do seu filho para que ele focasse no que estava fazendo, certo? Em alguma atividade da casa, nos estudos, ou até mesmo durante as refeições. As situações são inúmeras e muitas vezes são motivos de preocupação entre nós, pais e mães.
Os diversos estímulos que as crianças e os adolescentes estão expostos constantemente contribuem para que tenham mais dificuldade em manter o foco por um período longo e podem refletir negativamente na execução de tarefas simples e até mesmo no desempenho escolar.
Não ter foco, não se concentrar, não é bom para a vida pessoal e profissional, inclusive para a vida empreendedora. Portanto, a Eu S/A vai te dar 6 dicas de como você pode desenvolver o foco no seu filho. Confira!
O foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abstrair-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole, habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Quanto mais foco, mais produtividade.
E não podemos esquecer que estamos falando, também, do foco para se conquistar um objetivo, uma meta, um sonho, que podem ser pessoais ou profissionais. Esse foco é aquele de médio e longo prazo em que é necessário muita disciplina e determinação para alcançar o resultado desejado.
E que empresa que não tem meta, não mesmo? Sem meta, sem direção, sem uma motivação para sair da zona de conforto, para crescer, aprender e se desenvolver.
Quantas distrações temos durante esta jornada para alcançar uma meta! Se é uma meta para perder peso, tem os sorvetes e as batatas fritas no meio do caminho; se é uma meta de venda, tem os desafios da inteligência emocional para saber suportar os “nãos” e se levantar para a próxima tentativa.
Pesquisas científicas descobriram que o nosso cérebro leva, aproximadamente, 23 minutos para se concentrar completamente em algo, diz Gloria Mark, professora de informática da Universidade da Califórnia e pesquisadora do tema de distrações digitais. No entanto, outro estudo, realizado em parceria entre a própria Glória Mark e a Humboldt University, na Alemanha, mostra que somos interrompidos, em média, a cada 3 minutos e meio. Pensem bem o poder de concentração que precisamos ter!
Os desafios que os pais enfrentam atualmente são bem diferentes em relação aos de antigamente. Hoje, as crianças crescem conectadas e cercadas de estímulos, o que significa que, sozinhas, elas não conseguem desenvolver a capacidade de foco e concentração. Portanto, neste mundo multitarefas, é fundamental que os pais ajudem seus filhos a aprenderem a fazer uma coisa de cada vez.
Veja as dicas de como você pode ajudar o seu filho a desenvolver o foco e a concentração!
Dica nº 1 – A nossa velha conhecida! E que não cansamos de repetir: nós, pais e mães, somos os exemplos para os nossos filhos:
De nada adianta exigir que seu filho tenha foco e faça uma coisa de cada vez, se no dia a dia você não faz o mesmo. Os filhos observam tudo que acontece ao redor, portanto, se você estiver conversando com seu filho, guarde o celular. Na hora das refeições, desligue a televisão e curta o momento com ele. A partir do exemplo dos pais, será muito mais fácil para eles fazerem o mesmo. Se está conversando ou brincando com o seu filho, esteja presente de corpo e alma. Seguindo esta linha de raciocínio, vale muito a pena você seguir o Marcos Piangers nas redes sociais. Sensacional! E depois compartilhe aqui nos comentários o que acharam do perfil dele.
Dica nº 2 – Fazer uma coisa de cada vez:
É preciso mostrar a importância de fazer uma atividade por vez, pois quando o filho realiza diversas atividades simultaneamente, o cérebro tende a se acostumar com o excesso de estímulos. Assim, quando ele precisa se concentrar em algo específico, tem dificuldades de conseguir. Na hora das tarefas escolares, por exemplo, é importante deixar a televisão desligada. Se estiver assistindo o desenho favorito, então não é o melhor momento para mexer no celular. Começou a ler um livro, então é hora de desligar a música. Desse modo, ensinamos aos filhos a focar naquilo que interessa no momento.
Dica nº 3 – Foco nas refeições:
E esse tópico, tenho que vestir a carapuça e admitir que permitíamos aqui em casa, mas já estamos corrigindo. Nada de TV ligada e de celulares à mesa. O momento das refeições é um dos pontos mais importantes da convivência e conexão em família. Não deixe que a tecnologia roube a atenção de vocês durante esse momento tão especial de conversa, interação e trocas de experiências.
Dica nº 4 – Organize o tempo do seu filho:
Os filhos precisam de rotina e previsibilidade para se sentirem seguros e, consequentemente, conseguirem se concentrar melhor no que estão fazendo. Sente-se com o seu filho e crie um quadro de rotina, com horários definidos para brincar, jogar, estudar, assistir televisão, etc. Assim, ele terá mais facilidade para manter o foco no que importa no momento.
Dica nº 5 – Envolva o seu filho nas atividades domésticas:
De acordo com as idades, estabeleça tarefas que o seu filho consegue executar em casa. Coloque os dias em que ele deverá retirar o lixo, por exemplo. Quais os dias que ele deve verificar o estoque de leite ou de arroz para que não fique faltando. Ou até entregue uma lista de ingredientes para ele separar para fazerem o bolo juntos. Assim, ele começará a ter o foco nessas atividades, sem que tenham outras ao redor o distraindo.
E a última dica, a de nº 6 – Estabeleça metas com o seu filho:
E essa dica é para alcançar os objetivos de médio e longo prazo que falamos anteriormente. Aquele do regime ou de vendas da empresa, lembra? Estabeleça metas com a ajuda do seu filho, metas que vocês acreditam que são importantes para ele. Terão as “suas” como boas notas e as dele como alcançar a medalha de ouro na competição de futebol, como exemplo.
E é isso que incentivamos aqui na Eu S/A Escola de Empreendedorismo com os nossos alunos, são as atividades para eles desenvolverem o foco e a concentração. Agende uma aula experimental gratuita para conhecer mais. Espero você!
Um abraço, obrigado e até o próximo encontro!
Evandro Conti Eu S/A Escola de Empreendedorismo